Superintendente da Suframa conhece infraestrutura do INDT

Na pauta da reunião foram apresentadas projetos e estratégias para o desenvolvimento tecnológico da Amazônia Ocidental

O Superintendente da Suframa, Gen. Algacir Polsin, participou de uma visita técnica às instalações do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico – Manaus (INDT).

Na oportunidade, o Superintendente e sua comitiva conheceram a infraestrutura do INDT, laboratórios, competências, dimensões estratégicas, projetos e startups investidos no Programa Prioritário de Economia Digital (PPED).

Na pauta da reunião foram apresentadas projetos e estratégias do INDT para o desenvolvimento tecnológico da Amazônia Ocidental, como os projetos Advanced Manufacturing Assessment e Shop Floor Control nas áreas de indústria; Telemedicina, em saúde, os produtos Chatbot e Marketplace & Ecommerce, em varejo, 

Além disso, foram apresentadas as abordagens do INDT em tecnologias de Inteligência Artificial (Machine Learning), IoT (Internet das Coisas), Segurança Cibernética, Manufatura 4.0, Lean Inception, entre outros.

O Superintendente da Suframa esteve acompanhado do Superintendente Adjunto de Operações, Luciano Tavares, o Superintendente Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cel. Amaral, o Superintendente Adjunto de Projetos, Cel. Dower, o Gestor do CBA, Fábio Calderaro, o Coordenador Geral de Comunicação, Márcio Gallo e a equipe técnica

Segundo o diretor executivo do INDT Geraldo Feitoza “A visita do General Algacir Polsin mostra que estamos em sinergia com a estratégia da Suframa de desenvolvimento regional. Temos um trabalho de mais de 18 anos no mercado, com sólidos resultados na construção de competências, projetos de impacto local e alcance global, fomento à geração de novos negócios de base tecnológica, tudo isto, alinhado às necessidades do ecossistema de inovação local”, disse

Prospecção de novos negócios

A visita também destacou a atuação do PPED no fomento de novos negócios, valorizando o ecossistema da Amazônia Ocidental por meio de incentivo à pesquisas e empreendimentos de base tecnológica da região. Iniciado em 2016, o PPED já conta com 376 startups prospectadas e 320 pessoas capacitadas nos treinamentos de empreendedorismo.

Com quase 70 milhões investidos, o Programa Prioritário é uma opção para empreendedores que buscam estrutura e aporte financeiro para o desenvolvimento de negócios nas 7 áreas da Economia Digital.

A gestora do PPED Elaine Garcia afirma, que a visita foi importante para dar visibilidade aos projetos que já foram desenvolvidos ao longo dos três anos de gestão do Programa Prioritário “e para mostrar os desafios que já foram enfrentados, já que fomos os pioneiros na coordenação de Programas Prioritários no desenvolvimento de negócios”,  destacou.

Laboratórios de classe mundial

Além de conhecer mais da atuação do INDT no desenvolvimento de competências, o Superintendente também conhecer a estrutura de classe mundial dos laboratórios do INDT, nas áreas de Conectividade, Cloud & Big Data, Hardware & Manufatura, Validação e Teste de Qualidade de Produtos.

A comitiva também teve a oportunidade de conhecer o FabLab Schneider da Indústria 4.0, que atua na transformação de empresas para o modelo de Indústria 4.0, o Centro de Segurança Cibernética e o Amazon Forest Game Studio, estúdio de games que desenvolve jogos para a plataforma X-Box e fomenta o desenvolvimento do ecossistema local de games.

 

Polsin explicou que “a Suframa tem um papel estratégico de integrar a Amazônia Ocidental, criar sinergia e atuar como facilitadora de iniciativas que promovam o nosso crescimento econômico. Temos que diminuir as diferenças, irradiar riquezas e converter cada real investido em projetos inovadores de ciência e tecnologia no desenvolvimento de nossa região. O INDT tem um grande potencial para contribuir com nossa estratégia para os próximos anos”.

Texto com informação da Assessoria

Fotos: Divulgação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *