Sendo ela frita, cozida ou assada a batata-inglesa é sempre bem-vinda na alimentação dos brasileiros

 

A batata, batata-inglesa, batatinha, pataca, escorva, papa ou semilha, é uma planta perene da família das solanáceas. Quando adulta a planta tem entre 60 a 100 centímetros de altura, possui flores e frutos, produz um tubérculo comestível, delicioso, apreciados por todos e rico em amido.

 

A batata tem origem na Cordilheira dos Andes, no Chile, próximo ao lago Titicaca e foi levada para outras regiões do mundo por colonizadores espanhóis.

Hoje em dia temos milhares de variedades, sendo a batata um alimento fundamental na cultura mundial e presente na mesa de todos, sendo que o Peru tem a maior diversidade de batatas do mundo, com 3.532 variedades de batatas.

No Brasil uma grande variedade desse tubérculo que chamamos de batata, talvez encontramos mais de 5000 tipos consumidos no mundo inteiro. Essas batatas possuem cores diferentes, nutrientes distintos, cor, tamanho e texturas variadas.

O maior produtor de batata é a China, onde se colhe praticamente um terço da produção mundial (mais de 99 milhões de toneladas). Rússia, Índia, Ucrânia e Estados Unidos perfazem o Top 5 dos maiores produtores de batata.

Já em relação ao cultivo da batata-inglesa, cultura que pode apresentar até três safras anuais, o Rio Grande do Sul teve uma produção média anual de 426.972 toneladas no triênio 2020-2022. Com 11% da produção nacional, é superado pelos Estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Podemos comer a batata, assada, amassada, frita, cozida, a vapor e como você preferir.

Alguns tipos de batatas:               

– Asterix – Essa possui a casca rosada e por dentro é amarelada. Alto teor de amido, a mais usada para fazermos batatas fritas congeladas.

 

– Batata-doce – Muito recomendada por quem faz atividades físicas. Rica em carboidratos e fibras, contendo vitamina C, A e ação antioxidante e anti-inflamatória.

 

– Yacon – Essa batata tem o sabor adocicado e textura macia. Com baixo valor calórico, rica em minerais, carboidratos e fibras.

 

– Baroa – Também chamada de mandioquinha, costumam a usar cozidas em sopas, purês. Ricas em vitaminas A, B e C, com propriedades anti-inflamatórias e ajuda na digestão.

 

 

 

Receita de BATATA SUIÇA         

 

– 5 batatas cozidas, faça um purê e tempere a gosto (tempero verde, alho, cebola, adobo,…)

– 100 gramas de queijo picado

– 100 gramas de presunto picado (pode ser bacon, calabresa, frango, brócolis ou outro recheio)

– sal e tempero a gosto

– 2 colheres de requeijão

Você vai fazer um purê e colocar a metade numa frigideira ou omeleteira, coloque o recheio em cima (queijo e o presunto), coloque 2 colheres de requeijão e espalhe, depois cubra com a massa restante.

Levar ao fogo por 5 minutos e virar.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *