Norikatsu Miyamoto recebe título de Cidadão Amazonense

Norikatsu Miyamoto, nasceu em Hokkaido, no Japão, em 1943, trouxe consigo uma rica bagagem cultural e um espírito empreendedor que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da avicultura e agricultura no Amazonas. Sua dedicação ao trabalho, desde os tempos iniciais como imigrante, até os dias de hoje, é admirável.

Ao longo de sua jornada, enfrentou e superou inúmeros desafios, demonstrando sua resiliência e determinação. Sua participação ativa em diversas associações comunitárias e na liderança de importantes instituições relacionadas à avicultura reflete seu comprometimento com o desenvolvimento da comunidade e do setor.

“Em relação a homenagem, só tenho uma palavra, gratidão. No início foi muito penoso, mas com a ajuda de todos, principalmente da minha esposa, conseguimos esse reconhecimento”, destacou o senhor Norikatsu.

 

As homenagens que recebeu ao longo dos anos, tanto a nível local quanto internacional, são um testemunho do reconhecimento de sua dedicação e contribuição. É gratificante ver como seu trabalho árduo e sua liderança foram valorizados e celebrados ao longo dos anos.

Esteve presente na honraria o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, que relembrou os reconhecimentos já obtidos pelo senhor Miyamoto e a importância para a colônia japonesa. “O seu reconhecimento também foi valorizado no Japão, em 2013, recebeu o diploma de honra ao mérito do Ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, e em 2008, também recebeu a honorífica Ordem do Sol Nascente Raios de Plantas, do Imperador do Japão”.

“O Miyamoto já é bastante conhecido, não somente na Amazônia Ocidental, mas por todo o Brasil, por suas grandes realizações. Com mais esse reconhecimento, é sinal do seu sucesso com a granja, a avicultura e agricultura. Essa forma de trabalho é um exemplo não só para agricultura japonesa, mas também para todos os agricultores locais”, ressaltou o Cônsul-geral Masahiro.

Sua trajetória foi marcada por incontáveis desafios aos longos dos anos. Em 1978 a 1988 foi Diretor da Cooperativa Agrícola; em 1992 a 2008 foi Diretor da Associação Comunitária Efigênio de Sales; em 2004 a 2008 também se tornou Presidente da Associação Comunitária Efigênio de Sales; em 1992 a 2008 foi Diretor da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental e em 2002 a 2005 foi Presidente da Associação de Avicultura do Amazonas.

“A gente agradece ao povo amazonense, porque deram a oportunidade para um emigrante japonês, de crescer e investir, gerando emprego para os próprios amazonenses, só temos a agradecer mesmo”, enfatizou Márcio Miamoto, filho do homenageado.


Sua granja, a Granja Miyamoto, é um verdadeiro exemplo de sucesso, não apenas pela produção expressiva de ovos, mas também pelo impacto positivo que tem na economia local, fornecendo empregos e abastecendo a região com alimentos de qualidade.

É pessoas como essa que inspiram comunidades e mostram que, com trabalho árduo, determinação e dedicação, é possível superar desafios e alcançar o sucesso, deixando um legado significativo para as gerações futuras.

Texto: Beatriz Costa

Imagens: Beatriz Costa / Assessoria

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *