Jornalista Antônio Ximenes recebe homenagem na CMM pelo trabalho relevante na comunicação

O jornalista Antônio Roberto Bueno Ximenes recebeu na manhã desta sexta-feira (26), homenagem na Câmara Municipal de Manaus por conta dos serviços prestados na área de comunicação e carreira como comunicador. 

O vereador professor Samuel Monteiro (PSD) foi o proponente da homenagem que prestigiou o trabalho de dezenas de jornalistas que atuam no Amazonas. 

Segundo o jornalista homenageado, o momento foi de muita importância por suas quatro décadas de atuação no jornalismo. 

“Eles entenderam que várias pessoas, que vários profissionais de imprensa mereciam ser homenageados, entre eles, eu. Como eu vivo intensamente o jornalismo na Amazônia, no Brasil e no mundo, é um reconhecimento do trabalho de um profissional que tem se dedicado nesses últimos anos à Amazônia e isso muito me orgulha e me deixa feliz”, declarou o jornalista Antônio Ximenes.

O evento reuniu mais de 80 profissionais da área, reconhecendo a importância do trabalho jornalístico para a sociedade.

Durante a sessão, o vereador destacou a importância do jornalismo como um pilar da democracia e da informação, citando Christiane Amanpour: “O jornalismo não é apenas um trabalho, é uma missão. É a busca incansável pela verdade em um mundo muitas vezes obscurecido pela desinformação”.

Em seu pronunciamento, o vereador enfatizou o compromisso dos jornalistas em informar, esclarecer e, por vezes, educar e entreter o público, contribuindo para uma sociedade mais consciente e participativa.

Data 

O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, foi instituído em 1931 por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi criada para representar os jornalistas e legitimar a profissão. A data escolhida para a criação oficial foi o dia 7 de abril de 1908.

Amazonas 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) foi criado em 18 de dezembro de 1958 sob a inspiração de movimentos anteriores. A entidade sindical teve como primeiro presidente o jornalista Arlindo Porto.

Fotos: Assessoria de Comunicação do vereador

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *