Governador do Amazonas anuncia realização da 43ª Expoagro em Dezembro

Durante a tarde de ontem (29), o Governador Wilson Lima anunciou a realização da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) entre os dias 9 e 12 de Dezembro de 2021, no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus. A feira é considerada a maior da região norte do Brasil e serve como vitrine do agronegócio amazonense para o mundo todo.

O anúncio ocorreu no estacionamento da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), onde foram reunidos representantes do setor primário e a imprensa para a divulgação do evento e a assinatura do decreto com isenção tributária a produtos da feira, que deve movimentar cerca de R$ 100 milhões no decorrer dos 4 dias de exposição.

“Esse é o setor [agronegócio] que acaba mais empregando no estado do Amazonas, seja na agricultura familiar, seja na pesca, piscicultura, na pecuária […] a gente tem um potencial muito grande para que a gente possa desenvolver esse segmento e apresentar essa alternativa econômica para o nosso povo”, declarou o Governador do Amazonas.

Após seis anos sem ser empreendida, a feira foi resgatada em 2019 pelo Governo do Estado do Amazonas e alocada na área externa do Centro Universitário Nilton Lins, quando movimentou cerca de 78 milhões de reais. Na edição de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, a feira foi realizada em um sistema 100% virtual, onde movimentou cerca de 68 milhões de reais no agronegócio do Estado e teve alcance em todas as regiões do Brasil e 22 países entre América do Sul, Ásia, Europa e América Central. Em 2021 a novidade está na adoção do sistema híbrido, com a programação presencial a todos que forem prestigiar o evento no bairro Alvorada e também com a programação online, pelo site da Expoagro.

O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, falou sobre as oportunidades que a Expoagro leva ao setor primário do Estado: “São vários espaços para expositores do comércio, dos serviços, institucional também, para os animais. Vamos ter Fazendinha, exposições de animais, concursos de raça, leiteiro e de doces. Quem ainda quer expor e comercializar na Expoagro, procure a nossa equipe”, disse.

Isenção tributária

Na ocasião do anúncio, o Governador Wilson Lima também assinou um decreto onde garante a isenção no ICMS na comercialização de veículos utilitários, botes de alumínio, tratores, grupos geradores, materiais para pesca em geral, ração para peixes, ovinos e caprinos, entre outros produtos de origem animal e maquinários agrícolas. A isenção tem o objetivo de garantir o maior volume de vendas nos quatro dias da feira.

Em discurso, o Governador falou sobre a oportunidade que a Expoagro dá aos produtores e comerciantes do Estado, “principalmente neste momento em que a gente está aí no final do ano. Tem Natal, tem réveillon, os comerciantes e empresários precisam pagar o 13º dos seus servidores, precisam honrar com outros compromissos e o Estado tem trabalhado para que haja essa oportunidade de negócios”, salientou.

Seminário de Bioeconomia

Em parceria com a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Sepror irá promoverá na 43ª Expoagro o II Seminário de Bioeconomia para apresentar o potencial econômico dos produtos da sociobiodiversidade, bem como sua importância para a conservação da floresta e melhoria da qualidade de vida da população. O seminário irá ocorrer no primeiro dia do evento, nos horários de 10h às 12h e 14h às 17h, no estande da Sedecti.

Obras

Ainda este ano, o Governo do Amazonas dará início às obras para a construção do espaço que vai abrigar a Expoagro de forma definitiva. Chamado de Parque de Exposição Agropecuária Doutor Eurípedes Ferreira Lins, a estrutura será implantada do quilômetro 2 da BR-174 e deverá estar pronta já para a edição da feira do ano que vem.

“Serão cerca de 20 hectares de um espaço que nós estamos transformando não só para ser a feira agropecuária, mas é pra que ela funcione permanentemente o ano todo e que sirva ali de fazenda experimental, sirva como um espaço para a gente colocar mudas, que seja um espaço para experimentos do setor primário, da pecuária, […] enfim, que aquele seja um espaço de suporte para o setor primário” destacou o Governador Wilson Lima.

Fonte: Governo do Estado do Amazonas/ Sepror;

Fotos: Agro Floresta Amazônia e Sepror;

Post Author: Letícia Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *