É o povo pelo povo. É o gaúcho pelo gaúcho. É o Rio Grande do Sul pelo Rio Grande do Sul. O Rio Grande pelo Brasil. Os brasileiros pelos gaúchos. Ainda bem que a gente tem a gente

O povo gaúcho agradece a todas as doações que estão chegando até eles como a água, roupas, colchões e comida.


Quem está seguro, não está bem.
Quem está seguro, está péssimo!
Quem está separado da família, está arrasado.
Quem perdeu tudo, está devastado!
Ninguém está bem. Estamos levando a vida, por necessidade. Na esperança de que em algum momento, as coisas comecem a melhorar.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que o nível da água deve subir no Sul do Estado até semana que vem. A lagoa dos Patos deve ser uma das mais afetadas, já que a água do Guaíba deságua na lagoa, e deve atingir níveis jamais esperados. A prefeitura de Rio Grande solicita que moradores de áreas até 200 metros de distância da Lagoa dos Patos e Mangueira deixem imediatamente as suas casas e procurem abrigos públicos ou casa de amigos e famíliares, em Pelotas a água também já está inundando tudo.

É provável que as águas que estão descendo do Norte para o Sul, terá inundações que afetem trechos de rodovias da região com bloqueios totais ou parciais.
O grande volume de água deverá se expandir, sendo que as águas vão inundar lavouras ainda não colhidas e atingindo o gado também.

O povo gaúcho agradece todas as doações que estão chegando e aos voluntários que trabalham intensamente, temos cidades 100% inundadas e destruídas, e vai ser muito difícil reconstruir essas cidades, temos Roca Sales, Muçum, El Dourado, Encantado, Lageado, a capital e muitas outras cidades do interior com alagamentos.
E com tudo isso o país Uruguai oferece lanchas, avião e drones para ajudar o Rio Grande do Sul e o governo federal dispensa a ajuda, isso porque eles não estão vivendo o que o povo gaúcho está, pessoas sem mais nada na vida, sem roupa, casa, documentos, sem familiares, sem NADA, e o governo não está mandando mão de obra e aviões para ajudar.

 

O povo gaúcho vai conseguir se erguer, os brasileiros são muito solidários, as cidades que estão alagadas, com água em cima dos telhados,  e não tem sequer água potável para beber, remédios e já começou aparecer doenças porque tem muita contaminação nessa água que chega até as casas.
Os hospitais estão alagados, precisamos de hospitais de campanha em várias cidades e o governo federal mandou apenas 1 hospital para Porto Alegre.
Em Alegrete também tem enchente grande e no Subdistrito do Mariano Pinto, a Associação da balsa estão fazendo um pedido de socorro porque a água já está alcançando o teto das casas, e muita perda vai acontecer, até de animais.

Os gaúchos estão desolados, não tem mais como ver um gaúcho sorrindo, impossível rir, a maioria ora e chora, e também conseguem uma força de vontade de viver e recomeçar tudo de novo. As pessoas andam apavoradas nas ruas, principalmente nas cidades mais atingidas, é um sofrimento horrível, que só quem está aqui poderá imaginar.
Continuem doando, porque o Rio Grande do Sul precisa de muito ainda.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *