CMA e Ufam discutem potencial curso de pós-graduação sobre Defesa da Amazônia

O Chefe do Estado-Maior, General Triani, e militares do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar da Amazônia (CMA), reuniram-se, nesta segunda-feira, 20 de maio, com o Prof. Dr. Nelcioney Araújo, Vice-Diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), e com o Prof. Dr. José Pio, Diretor do Instituto de Computação, ambos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A reunião realizada teve o objetivo de tratar da criação de um curso de Pós-graduação em Geopolítica e Defesa da Amazônia, a ser ministrado por docentes e pesquisadores da Ufam e militares e civis do Exército Brasileiro, possuidores de cursos de mestrado e doutorado na área.

O curso irá proporcionar visibilidade às questões dos povos originários relacionados à defesa e proteção da Amazônia Ocidental. Ainda, o curso possuirá caráter multidisciplinar, abordando temas diversos, tais como fluxos migratórios e refugiados, economia e políticas de defesa, recursos estratégicos da Amazônia, geopolítica nacional e internacional, inovação e tecnologias críticas em defesa, o papel dos povos originários na proteção da Amazônia, dentre outros assuntos.

Exército Presente, Amazônia Protegida!

*Comando Militar da Amazônia

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *