A pecuária sempre teve grande importância no Brasil e no mundo todo

A pecuária sempre foi de suma importância para as nossas vidas sendo na alimentação ou  dentro da economia e na geração de empregos.

É a criação de animais para a produção de alimentos ou de mataria-prima para artesanatos e indústria. Trata-se de uma das atividades mais importantes para a economia do Brasil.

 

Além da produção desses alimentos como a carne, ovos e leite, temos as peles, couros e lãs destinadas à confecção de outros artigos.

A história da pecuária teve início em conjunto com a domesticação de animais para a alimentação. Esse processo todo teve início  com a domesticação de ovelhas na região do sudeste asiático, entre os anos de 11000 e 9000 a.C,seguido da criação de cabras um milênio mais tarde, por volta do ano 8000 a.C.

As comunidades nômades foram as primeiras a extraírem os produtos desses rebanhos, fazendo grande uso das peles, lãs, couro e leite.

No Brasil, os primeiros animais foram introduzidos pelo estado da Bahia no século XVI e vieram das Ilhas de Cabo Verde. Inicialmente o gado foi utilizado como força motora nas lavouras de cana-de-açúcar.

Segundo dados do IBGE de 2022,  temos aproximadamente:

Galináceos – 1.586.047.875 cabeças

Bois e vacas – 234.352.649 cabeças

Suínos – 44.393.930 cabeças

Ovelhas e carneiros – 21.514.274 cabeças

Bodes e cabras – 12.366.233 cabeças

Equinos – 5.834.544 cabeças

Bubalinos – 1.598.268 cabeças

 

O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina do mundo e os estados onde encontramos os maiores rebanhos bovinos segundo o IBGE são o Mato Grosso, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul.

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *