A árvore tamareira tem a curiosa característica de rebrotar depois de derrubada, conheça os inúmeros benefícios que encontramos na tâmara
Márcia Ximenes Nunes
Já sabemos que a tâmara é extraída da tamareira, uma palmeira cultivada há milênios de anos e com origem ainda incerta, porém há indícios de que ela surgiu no norte da África ou no sudeste da Ásia.
A tâmara é chamada de caramelo da natureza, pois é uma das frutas mais doces que existem e é encontrada, geralmente na forma seca, fonte de frutose com um sabor sutil, um adoçante natural e uma grande fonte de energia.
Existem em torno de 50 tipos de tâmaras, sendo que pelo teor de umidade e pelos teores de açúcares solúveis elas são classificadas em secas, semi-secas e suculentas.
No Brasil é mais fácil de encontrar a tâmara seca, na qual tem 80% mais açúcar em sua composição.
A tamareira é a árvore mais distinta de Israel, de porte alto, com uma postura retilínea e uma copa com imensas palmas verdes, se destaca na história e na economia da Terra Santa e do Oriente Médio.
A tamareira tem uma curiosa característica que é a de brotar depois de derrubada, essa propriedade de “renascer”, além de transformá-la em símbolo da imortabilidade, por isso é comparada a ave Phoenix que renasce das cinzas.
Vamos conhecer alguns benefícios que a tâmara proporciona para a nossa saúde:
– Alivia o estresse
– Auxilia no funcionamento do intestino
– Boa fonte de energia
– Faz bem para os músculos
– Fortalece o sistema imunológico
– Ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas
– Bom para a saúde ocular
– Ajuda no fortalecimento dos ossos
– Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares