Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Série V – “Ser Tradicionalista”, o que é ser gaúcho na visão de quem já foi ginete, par de invernada de danças e peão das lidas campeiras

 

“Mostremos valor constância

Nesta ímpia e injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.”

O tradicionalismo gaúcho ou gauchesco é uma corrente cultural regionalista formada através dos usos e costumes aqui dos Pampas gaúchos. Aqui no Rio Grande do Sul cultuamos as nossas tradições no nosso dia a dia de várias maneiras como: tomarmos chimarrão sem importar a hora, comermos churrasco não interessando o dia, levantar da cama e já ir vestindo a bombacha e as botas, nas estâncias encilhar o cavalo para camperear o gado e revisar as cercas, comer uma ambrosia, tomar um chá caseiro depois do almoço, jogar truco a tarde inteira, preparar aquele arroz carreteiro com o charque novinho, ir todas as noites no ensaio da invernada de danças, praticar a aula de gaita e declamação, no inverno comer bergamota no sol , aprender a cantar o hino do Rio Grande do Sul no CTG e na escola, e cantar com muito orgulho como se estivéssemos indo para a guerra, conhecer toda a história da Revolução Farroupilha, é só vivendo no Rio Grande do Sul que você entenderá isso tudo.

                                                                                                                                                                           

Entrevistamos Marcos Eugênio Pedroso Severo, um típico gaúcho, que sempre foi tradicionalista, do Alegrete – RS.

Sempre dançou nas invernadas de danças gaúchas, participava de rodeios competindo em gineteada, tiro de laço, paleteada , doma e outros concursos, mas que faziam parte da vida campeira dele. Mora na campanha, como falamos por aqui, fazendo suas lidas diárias, ele sempre usou bombacha, pois tem o sangue farrapo correndo em suas veias.

 

O que é ser tradicionalista pra ti?        

…”Ser tradicionalista é honrar nossas tradições, nossa cultura e nossos ancestrais. Honrar nossa Pátria, nosso pago, nossos cavalos crioulos e gado, sempre honrando nossa gente e principalmente, cultuando nossas raízes e nossa tradição.

Tradicionalismo é honrar nosso povo e tudo o que aprendemos com nossos antepassados, essa tradição linda que passa de avô para pai, e depois para filhos.”…

 

O que significa o dia do gaúcho para ti?

…”O dia do gaúcho para mim é um dia sagrado, um dia todo NOSSO, é uma glória, uma defesa, porque são nossos ideais gaúchos que sentimos dentro de nós. Quem é gaúcho de verdade, gosta das nossas tradições e do nosso legado, e tem muito orgulho de nascer nesse pago, nesse rincão. Também é aquele que sai no campo e laça uma vaca, peala e capa um terneiro, cuida das ovelhas, faz um chimarrão com fogo de chão, encilha seu cavalo crioulo para camperear.

Quem não vive no Rio Grande do Sul, em especial na Fronteira Oeste, não sabe o que é ser gaúcho, pois nesse dia do desfile do gaúcho, relembramos muitas peleias, guerras, lutas e o sangue farroupilha corre nas nossas veias.”…

 

O DIA DO GAÚCHO é o dia de defender nossas raízes, por isso temos o dia do desfile de cavalarianos, a gente encilha bem o cavalo, coloca a melhor pilcha e vai desfilar pelo seu piquete ou CTG (Centro de Tradições Gaúchas), com muito orgulho do nosso hino e da nossa bandeira.

                                                                                                                                                

“Mas não basta, pra ser livre

Ser forte, aguerrido e bravo

Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo.”

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile