Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Dia do Gaúcho sem festejos farroupilhas por causa da pandemia

Nós gaúchos mantemos as tradições, culinária, danças, rodeios, bailes durante todo o ano, mas é no mês de setembro que festejamos e reunimos os amigos. Como farão os piquetes na semana farroupilha?

O tradicionalismo gaúcho é um estado de consciência, que busca preservar as coisas boas do nosso passado, sem ter conflito com o progresso é reviver no dia a dia o que os nossos antepassados nos ensinaram, essa tradição vai passando de pai para filho por várias gerações.

A Semana Farroupilha é um movimento especial de culto à tradição gaúcha. Onde fizemos desfiles de cavalarianos, desfiles temáticos, acampamentos, rodeios, bailes, danças de invernadas, danças de salão, declamação, tertúlias, comidas típicas, músicas gaúchas, gaita, trovas, tudo é relembrado no mês de setembro, principalmente a nossa homenagem aos antepassados que tiveram muita coragem durante a revolução Farroupilha, que durou 10 anos.

O piquete é uma entidade tradicionalista, geralmente filiada a um CTG, Centro de Tradições Gaúchas, que por sua vez é filiado ao MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 Vamos contar a história de alguns piquetes, como eles receberam a notícia de que as festividades do mês de setembro, inclusive os desfiles foram cancelados por motivo da pandemia, para que não haja aglomerações que possam vir a expandir o COVID-19 e se os piquetes pretendem fazer alguma programação por live.

 Piquete “pampa sem fronteira”

Patrão – Juliano Rodrigues Leonardi

Fundação – junho de 1993

Lema – “Cruzando por esses pampas, rompendo várias fronteiras, corcoveando nas nossas ânsias e cultivando nossas raízes pelo pampa sem fronteiras.”

O Piquete Pampa sem Fronteira é filiado ao CTG Farroupilha, conversando com o patrão do piquete, que atenciosamente nos falou sobre o piquete e alguma possível programação on line.

Juliano acha triste que essa pandemia interfira na vida de todos nós e consequentemente nos nossos festejos farroupilhas, mas entende que não podíamos fazer programações presenciais, sem aglomerações, devido ao gaúcho ser apaixonado pela nossa cultura, portanto acredito que foi uma sábia decisão.

Nós gaúchos tradicionalistas mantemos as tradições, costumes, culinária, danças, esportes, jogos, rodeios, bailes, entre outros, durante todo o ano, mas é no mês de setembro que festejamos e reunimos os amigos no nosso galpão, dentro da sede do CTG Farroupilha é com todo orgulho que recebemos os amigos de longa data, onde fizemos novas amizades, infelizmente este ano será diferente de todos os outros anos.

  A decisão do cancelamento dos festejos é recente ainda, estamos avaliando o que faremos na semana farroupilha, claro que qualquer atividade a ser realizada, teremos de executar dentro das orientações de segurança, distanciamento para manter a saúde e bem estar dos envolvidos.

Seja presencial, o que acho difícil de acontecer, ou virtual como live’s por exemplo. O modelo “virtual’ que estamos vivendo é tudo muito novo pra gente, pois somos acostumados a nos reunirmos presencialmente, vamos fazer o melhor possível para essa semana farroupilha não passar em branco.

Piquete “ os corajosos”

Foi uma ideia das professoras Idelcina Noetzold da Silva e Elize Pozzebon, criar um piquete com seus alunos da pré-escola nível A e B, no convênio estado/município com a Escola Municipal de Educação Infantil Ten Salustiano Prates que funcionava na escola CIEP – Escola Estadual de Ensino Médio Dr Romário Araújo de Oliveira.

 Todos foram confeccionar cavalinhos de pau, com materiais de sucata para a cavalgada e recreação de seus alunos, a brincadeira foi levada a sério e os pequenos gauchinhos e prendas transformaram o “faz de conta”, cavalos de verdade para participarem da Semana Farroupilha. Embalados pelo trote dos pequenos pingos, “cavalinhos de pau”,a meninada em seus sonhos de criança, tornaram centauros que homenagearam os heróis da terra que demarcada a patas de cavalos, não limita à liberdade e imaginação do povo farroupilha.

 O piquete “Os corajosos”, em seus cavalinhos participaram da Semana Farroupilha e homenagearam os cavaleiros que conduziam a Chama Crioula, quando passaram pelo CTG Sentinela do Ibicuí, nos 50 anos da entidade. O piquete é filiado a entidade, também cantaram canções gauchescas na Câmara de Vereadores de Alegrete, onde o CTG foi homenageado. Apresentaram-se também na inauguração do busto em homenagem ao Dr Romário.

 Participaram de um clipe do poeta Nelson Teixeira Mendes, que é o patrão de honra do piquete, na música “Sobra cavalo para nossos filhos e netos”. Esse projeto teve sucesso porque tivemos o apoio da diretora do CIEP Gleci Brandolt e a participação ativa dos pais e familiares que sonharam junto com seus filhos

 Até hoje seguem com o piquete dos gauchinhos, sempre participando das festividades farroupilhas. Este ano por causa da pandemia não haverá desfiles, nem festejos e muito menos aglomerações. Ainda estão pensando em como fazer programações por vídeos, talvez live’s, como tudo ainda é novidade, ainda não resolveram o que pretedem fazer.

 

Texto Márcia Ximenes Nunez

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Arquivo

Sair da versão mobile