Começou a 43ª Campereada Internacional de Alegrete, o maior evento tradicionalista da região e um dos maiores do Rio Grande do Sul
Márcia Ximenes Nunes
Deu início a 43ª Campereada do nosso Alegrete, onde participam vários municípios da região e de países vizinhos, do dia 4 a 12 de fevereiro, nem o calorão do verão daqui afasta o púbico e os tradicionalistas das provas artísticas, culturais e campeiras. A coordenação do evento fica a cargo do tradicionalista Cléo Trindade.
Os gaúchos de todas as idades participam dos concursos com várias categorias como a mirim, juvenil e adulta, também tem provas para homens e mulheres.
No evento temos variadas provas nos concursos que vai da gineteada mais bonita até a invernada de danças que não cometeu erros.
Provas de culinária com pratos doces e salgados, para escolherem o melhor deles, entre eles doces de batata-doce, doce de leite, ambrosia, doce de laranja e de carreteiro e outras comidas campeiras.
Nas provas artísticas temos o concurso das invernadas de danças, chula, declamação, trovas entre outras.
Nas provas campeiras temos a gineteada, tiro-de-laço, paleteada e outras, onde temos as categorias de homens e de mulheres.
Um grande evento tradicionalista onde revemos as nossas tradições, passadas de pai para filhos, são os guris participando juntamente com seus pais de provas campeiras, a patroa concorrendo com o doce mais gostoso, a amizade e parceria de tantos ensaios de danças para concorrer no concurso da melhor invernada de danças, são todas as entidades tradicionalistas reunidas em um só lugar, o que nos deixa com mais fé e respeito na tradição gaúcha e com esperança de que o mundo ainda pode ter salvação.