As gostosuras da culinária alemã que se misturaram com os costumes do povo gaúcho
Márcia Ximenes Nunes
A culinária gaúcha é muito rica e incorporou muita coisa boa que veio junto com os alemães, italianos, portugueses e outros imigrantes que colonizaram nosso estado desce do século XIX.
Hoje em dia temos muitos descendentes de alemães no Rio Grande do Sul, e junto com eles muita massa, pães, cucas e polentas. Uma das delícias alemãs muito apreciadas são as cucas com farofa doce e muitas frutas e chocolates recheando ela, onde gostamos muito de tomar um café com cuca saborosa de uvas, morango, chocolate, coco, goiabada, etc.
Com a culinária alemã veio muita carne de porco, batatas, salsichas, chucrute (repolho), apfelstrudel, cerveja, pães caseiros, defumados, salada de batatas, etc.
Os alemães chegaram aqui no sul em 1824, se acomodaram em pequenas propriedades rurais e diversificando a economia brasileira. No início eles ocuparam a região do Vale do Rio dos Sinos, mas com o final da Guerra dos Farrapos (1845) acabaram se separando e formaram colônias nas margens de alguns rios.
Os alemães plantavam os seus próprios alimentos, como a batata, centeio, cevada, fumo, batata-inglesa e trigo. Introduziram o café colonial que hoje em dia é servido em cafeterias e restaurantes. As festas e tradições como os enfeitar o pinheirinho de natal, ceia, coelhos de páscoa, pintar os ovos e muito chocolate. Os deliciosos queijos coloniais apreciados pelos gaúchos e a deliciosa chimia, um doce pastoso feito com frutas e batata-doce. Aprendemos a misturar as cucas doces com comida salgada que se popularizou por aqui.
Trouxeram jogos com baralho e o jogo de bocha, alem do costume de suas casas serem muito limpas, pintadas, com lindos jardins, muitos enfeites e bordados, na qual serviram de modelo para muitos lares gaúchos.
Temos por aqui muitas festas alemãs
– Oktoberfest – Igrejinha e Santa Cruz do Sul
– Suinofest – Encantado
– Festival do Chucrute – Estrela
– Festa do café, cuca e lingüiça – Picada Café
– Festa da Colônia – Gramado
– Katoffelfest – Santa Maria do Herval
– Festival Nacional do Kerb – Estância Velha
– Kuchenfest – Rolante (Capital Nacional da Cuca)
Algumas cidades de colonização alemã:
São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Nova Petrópolis, Igrejinha, Ivoti, Estrela, Lageado, Iibirubá, Novo Hamburgo, Agudo, São Sebastião do Caí, Taquari, Picada Café, Venâncio Aires e outras.