A mandioca faz parte da culinária dos brasileiros, além de ser saborosa também possui muitos benefícios para a nossa saúde
Márcia Ximenes Nunes
A mandioca também é chamada de aipim ou macaxeira, rica em fibras e carboidratos, que previnem o diabetes e nos dão saciedade.
Foi eleita pela ONU, como o alimento do século 21, chegou a ser apelidada se “rainha do Brasil”. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de mandioca e o estado do Pará é o maior produtor do nosso país.
A mandioca está no Brasil desde muito antes dos colonizadores chegarem, era o segredo da disposição dos povos indígenas e passou a ser a fonte de energia de muitos europeus.
O estado do Pará é o maior produtor de mandioca do Brasil
Alimento usado diariamente na cozinha de todos brasileiros, dela podemos fazer o polvilho, a tapioca, a farinha e o sagu.
POLVILHO – O polvilho é o resultado da decantação da mandioca e passa por uma etapa de fermentação. O polvilho azedo é usado no pão de queijo e o doce em biscoitos, pães e bolos.
TAPIOCA – A tapioca é uma goma usada para a receita, é o produto que sobra no fundo do tacho, durante o processo de obtenção da farinha. Na hora de preparar priorize o ingrediente fresco para sentir o seu gosto.
FARINHA – A farinha de mandioca é um alimento popular em todo o Brasil, depois que a mandioca é descascada, deixada de molho e espremida e surge a farinha. A farinha entra na receita de massas e bolos, é a base da tradicional farofa, que comemos com carne e feijão, entre outros pratos.
SAGU – O sagu é feito a partir da fécula de mandioca, bolinhas de amido se tornam deliciosamente gelatinosas quando são umedecidas. Do sagu fizemos um doce saboroso que leva vinho e açúcar.