INVESTIMENTOS – O Tesouro Nacional e B3 anunciam zerar taxa de cobrança dos investidores

O Tesouro Nacional anunciou que zerará a taxa de custódia, para investimentos de até R$ 10 mil no Tesouro Selic, a partir do dia 01 de agosto, atualmente a taxa é de 0,25% ao ano.

Em nota, o Tesouro Nacional informou que a atitude de zerar a taxa deve-se a volta da competitividade do Tesouro Selic, que devido às quedas subsequentes de juros, que atualmente é de 2,25%, muitos investidores deixaram de aportar seu capital para essa modalidade de renda fixa, hoje 53% da base do modal possuem investimentos de até R$ 10 mil reais.

Mas afinal o que é o Tesouro Selic?

Para entender o que é o Tesouro Selic, devemos compreender primeiramente o que é o Tesouro Nacional. É ele que administra todo o capital do Estado, avalia a situação fiscal e faz os relatórios. Uma espécie de banco do país.

O Tesouro Selic é um modal de investimento de renda fixa e sem risco de perdas, durante muitos anos foi um dos melhores investimentos, com os juros altos, muitos iniciantes, no mundo do mercado financeiro, adquiriam papéis para obter mais lucro do que a poupança, que inclusive é muito comum ouvir investidores comparando o Selic, com a poupança como fundo de reserva.

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar de taxa Selic, que é a taxa básica da economia brasileira e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos), além de ser a norteadora da inflação no país.

Texto: Milena di Castro

Foto: Austin Distel

Post Author: Milena Di Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *