Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu nesta sexta-feira(12) uma comitiva composta por 14 militares do Army War College (AWC) dos Estados Unidos da América (EUA). Essa visita marca a renovação do passo consolidado da cooperação militar entre Brasil e Estados Unidos, promove o intercâmbio de experiências e conhecimentos estratégicos em um cenário complexo voltado para a manutenção da soberania na região de selva.
Os militares americanos participaram de uma série de atividades com a finalidade de proporcionar uma imersão na realidade brasileira, com foco específico na Amazônia e particularidades. O assessor cultural do CMA, Coronel Pontes, forneceu aos militares americanos uma introdução sobre o aspecto histórico do Comando ao apresentar a estrutura do Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira, que abrange desde a chegada dos portugueses no Brasil até as atividades atuais do CMA.
Em seguida, os militares tiveram a oportunidade de dialogar com o Chefe do Estado Maior do CMA, General Triani, que apresentou a atuação dos militares na região para manter a soberania do país, além de discorrer sobre os desafios e a capacidade operacional na região.
A visita do AWC ao CMA reforça a cooperação militar entre Brasil e Estados Unidos. Essa iniciativa demonstra o compromisso mútuo de ambas as nações em fortalecer a parceria estratégica, buscando soluções conjuntas para os desafios que se apresentam no cenário internacional, especialmente na região amazônica.
*Comando Militar da Amazônia