Série – Vida de veterinário – parte 2

Ana Flávia Motta Gomes afirma que é uma grande responsabilidade cuidar dos animais de estimação, amados e acolhidos como parte das famílias. Acredita que médicos veterinários precisam ser mais reconhecidos e valorizados pelo trabalho que realizam

médica veterinária Ana Flávia Motta Gomes

A Medicina Veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. O veterinário é capaz de tratar todos os animais, com pêlos, escamas ou penas. Ele é o médico de uma vaca, uma galinha, um cachorro ou um elefante.

Ana Flávia Motta Gomes formou-se em 2003 na URCAMP campus Alegrete, em Medicina Veterinária. Sempre foi apaixonada por animais desde a infância, quando pensava em uma profissão sempre era cuidar dos animais, casou-se aos 19 anos em 1989, neste período cursava Administração de empresas na antiga Fundação Educacional de Alegrete.

Em 1998 com a fusão da URCAMP com a Fundação Educacional de Alegrete, vieram novos cursos para a cidade, onde a veterinária passou a despertar nela a  vontade de voltar a estudar novamente, então em 1999 voltou aos bancos acadêmicos mais madura e sabendo que realmente queria ser Médica Veterinária, por 5 anos dedicou-se muito e não desperdiçou a oportunidade que estava em sua frente.

Era a aluna mais velha da turma (de adolescentes), mas foi um convívio muito saudável, a troca de conhecimentos com os professores (hoje amigos e colegas queridos) deixavam ela cada vez mais certa do que queria. 

Formou-se em 2003 na terceira turma de Médicos Veterinários de Alegrete, fez estágio curricular no Hospital Veterinário Lorenzoni, onde aprendeu muito sendo grata até hoje. 

Sempre fala aos alunos que hoje passam em sua clínica, que estagiar é a melhor parte da faculdade, pois mostra que sempre precisamos estudar mais e mais todos os dias, é um desafio!

Em 2004 já formada, recebeu o convite da Professora Ely Gonçalves Costa que foi sua orientadora, para trabalhar no hospital veterinário da universidade, sentiu-se muito honrada e aceitou o convite, onde permaneceu por 3 anos, neste período cursou especialização em análises clínicas veterinárias pela UFRGS, foi professora por 2 anos no curso de veterinária da URCAMP, mas sentia a necessidade de ampliar sua vida profissional.

Em 2007 abriu a Clínica Saúde Animal, foi credenciada pelo Ministério da Agricultura –MAPA para realizar exames de anemia infeciosa equina, mas a sua paixão sempre foram pelos pequenos animais. Adora estudar e fazer cursos, sempre que pode dá uma fugidinha para participar de congressos e cursos, hoje criou coragem e voltou novamente a estudar, na qual está fazendo outra especialização na área de clínica Médica de Felinos Domésticos na UFRGS, descobriu que é apaixonada pelos felinos e que ama trabalhar com eles.

A Clínica Saúde Animal fica na Rua General Sampaio 825, em Alegrete. Na rotina da Clínica realizam cirurgias em caráter de urgência e emergência, seletivas e no caso de cirurgias mais complexas terceirizam o serviço para profissionais especializados e capacitados, sempre que possível, a clínica conta com todo o aparato necessário para realização segura de tais procedimentos.

Hoje contam com 3 médicas veterinárias capacitadas para melhor atender os clientes, sempre com muito amor envolvido e dedicação, pois entendem que a clínica de pequenos animais se compara com a pediatria humana, seus pacientes não falam e elas precisam absorver a história dos tutores e realizar uma boa anamnese ( é um questionário onde são coletadas informações sobre o paciente) para chegar ao resultado satisfatório de cada caso clínico, isso exige paciência, dedicação, muito estudo e amor. Ser veterinário de pequenos animais é estar lidando com o AMOR de alguém, sempre fala isto para seus funcionários e estagiários.

A saúde é o foco, por isso justifica também apenas trabalhar com rações Super Premium (qualidade em alimentação) , medicamentos e vacinas de primeira linha, existe responsàbilidade no trabalho, desde a primeira consulta pediátrica com orientações e posterior protocolo de vacinações até a chegada da idade senil, para cada fase da vida do animal é necessário o acompanhamento do profissional de confiança e da fidelidade, pois cria-se um vínculo muito importante e necessário de informações e critérios para a melhor conduta

Como o foco é a Saúde, neste seguimento é importante a higiene dos animais, chamam de sala de higiene e saúde, não estética, pois é um espaço para banhos, contam com profissionais qualificados e treinados para melhor visualizar aquilo que, às vezes passa despercebido pelos tutores, como início de uma otite, algum problema de pele, dores articulares e até mesmo problemas dentários. A presença do médico veterinário no banho é de suma importância, pois problemas indesejáveis podem ocorrer e a rápida atenção faz toda a diferença.

Os colaboradores são treinados a sempre chamar em qualquer situação. A higiene é muito importante pois problemas de saúde relacionados a má condução podem acarretar em doenças.

A Medicina Veterinária, hoje faz parte da vida da Ana, ela é apaixonada pelo que faz e aprende todos os dias com cada olhar, latido ou miado, se sente por muitas vezes psicóloga, às vezes é importante abordar com os tutores assuntos que possam trazer melhor condições de bem estar para ambos (tutor e animal).

Falando nisso conclui que os animais de estimação, hoje fazem parte das famílias, são amados e acolhidos e ainda se arrisca a dizer que muitas famílias tem uma composição diferente, composta por humanos e animais, embora muitas pessoas ignorem, isto é realidade e por esta razão os médicos veterinários precisam ser mais reconhecidos e valorizados, pois em muitos momentos viram a noite, seja estudando algum caso ou atendendo outro, são pessoas, possuem famílias e também rotinas.

Sobre Ana Flávia Motta Gomes

Natural de porto Alegre 30.10.1969

Formada em 2003 URCAMP

Professora URCAMP veterinária 2005 a 2007

Especialização 2007 Análises clínicas veterinárias pela UFRGS

Presidente da AMVA (associação médicos veterinários alegrete) 2004 a 2008

Credenciada MAPA laboratório AIE

Conselheira suplente do CRMV RS (conselho de medicina veterinária RS) de 2012 a 2014

Conselheira efetiva do CRMVRS de 2014 a 2017

Título de cidadã alegretense em 2016

Proprietária da Clínica Saúde Animal desde 2007

Comemoração do dia das crianças na clínica, com direito a piscina de bolinhas para os animaizinhos.

 

DADOS:

Clínica Saúde Animal

Endereço:

Rua General Sampaio 825, em Alegrete

Telefone:

(55) 34229600

 

Texto Marcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Reprodução e Ana Flavia Motta Gomes

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *