Nossa entrevista de hoje é com a médica veterinária Angela Escosteguy, que é especialista em pecuária e alimentos orgânicos

O que faz uma médica veterinária  quando você descobriu que seria essa a sua profissão?

 

…”Gosto de animais desde que nasci. Quando tinha uns 6 anos perguntei ao meu pai como se chamava quem cuidava de animais. É veterinário, ele respondeu.- “ Então é isso que quero ser quando crescer.”

Hoje sou muito feliz e realizada por dedicar minha energia, sensibilidade e conhecimento para difundir os sistemas agroecológicos de criação de animais de produção de alimentos que priorizam o bem-estar dos animais em todas as etapas e também o cuidado com o ambiente e a proteção dos animais silvestres no contexto produtivo. E ainda, obtendo alimentos de alto valor nutricional que foram produzidos sem o uso de insumos químicos tóxicos que  podem deixar resíduos para os consumidores e contaminar o ambiente.”…

 

Quais os benefícios da pecuária para o humanidade?

 

…”A pecuária há milênios traz inúmeros benefícios para os humanos. Além de gerar alimentos de alto valor nutricional como a carne, leite e ovos,  fertiliza o solo com seus dejetos, favorecendo a biodiversidade, incluindo os polinizadores e o abastecimento dos aquíferos. Além disso,do ponto de vista social e econômico  fornece força de trabalho, fertilizantes, roupa, transporte, alimentação e renda para milhares de pessoas de todo o mundo.”…

Os bovinos são acusados de contribuir com o aquecimento global pela eliminação do metano. Isto é verdadeiro?

 

…”Isto depende da maneira como os animais são criados. É verdade que o metano é liberado pelo gado na digestão da celulose e ele tem um poder clórico maior que o gás carbônico, mas ele se decompõem em torno de 10 anos e se transforma em gás carbônico que é usado pelas plantas para a fotossíntese. É um ciclo que se repete desde sempre na natureza.

Portanto, animais criados em pastagens ou em sistemas silvipastoris  tem saldo final de captura de carbono pela fotossíntese das plantas. O mesmo não ocorre em animais criados em confinamentos, comendo ração que no seu transporte e distribuição ainda usa combustíveis fósseis e não incluem pastagens que podem absorver o gás carbônico. Por isso, o problema não são os animais, mas o sistema em que eles são criados.

E ainda, para a produção vegetal é usado o fertilizante a base de nitrogênio que provoca a produção de óxido nitroso que é muito mais calórico que o metano e leva muito mais tempo para se decompor.”…

Precisamos/devemos desmatar nossas florestas para criar gado e produzir alimentos ou o que nos mostram os sistemas silvipastoris?

 

…”Existem vários relatos de ótimos resultados de animais criados nos sistemas silvipastorís onde ocorre integração de vegetação, arbustos, árvores e animais, com saldo final positivo para a biodiversidade nativa e captura de carbono. Temos um belo exemplo na Reserva El Hático, na  Colômbia, onde e recuperaram partes de floresta degradada com o manejo adequado de bovinos e búfalos.”…

 

 

Existe uma campanha crescente para diminuir o consumo de carne e substituir por alimentos de base vegetal, ou células artificias de laboratório. Estes alimentos têm o mesmo valor nutricional para as pessoas?

 

…”Pelos estudos, desde a era do bronze, há 5.000 anos, os animais são as fontes mais prontamente disponíveis de proteínas de alta qualidade e vários nutrientes essenciais para o consumidor de todo mundo. Inclusive na atualidade os animais são o alicerce da segurança alimentar para a sociedade atual. A pecuária é o método milenar comprovado para garantir a nutrição saudável e os meios de subsistência seguros, com conhecimentos  enraizados em valores culturais de diversas partes do mundo.

Os alimentos de origem animal fornecem uma variedade de nutrientes essenciais e outros compostos promotores da saúde. Estudos realizados mostram que os alimentos de origem animal possuem muito maior valor nutricional que os de base vegetal, pois além das proteínas, possuem uma série de outros nutrientes como vitaminas, minerais e outros compostos.”…

 

 

Quais são os desafios da pecuária?

                     

…”Na atualidade a pecuária enfrenta o desafio de aumentar a produção de alimentos de alto valor nutricional como a carne, leite e ovos para alimentar a população mundial que segue crescente e ao mesmo tempo atender os desafios em relação à biodiversidade, mudanças climáticas e fluxos de nutrientes, bem como à saúde e bem-estar animal dentro de uma abordagem ampla da Saúde Única.”…

 

 

Qual o futuro da pecuária?

                                        

…”Os estudos têm mostrado que o problema não são os animais, mas a maneira como eles são criados. As criações de animais e o consumo de carne não é um problema global que precisa ser diminuído, mas sim, precisam ser otimizados.

 

Sistemas de base agroecológica como a pecuária orgânica ou regenerativa, assim como os sistemas silvipastoris, vêm ganhando espaço e mostrando que é possível conciliar a produção de alimentos de alta qualidade nutricional com preservação do ambiente, da biodiversidade e com bem-estar humano e animal.”…

 

 

Quem quiser saber mais informações sobre pecuária orgânica ou agroecológica, onde encontrar?

…”Temos o Portal do Instituto do Bem-Estar (IBEM) com blogs temáticos, informações sobre cursos e atividades educativas e também biblioteca online gratuita. O endereço é: www.ibem.bio.br e @ibembrasil para contato.

                                                                                                   

 

Fotos do acervo IBEMBRASIL

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *