O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerra, neste domingo (06/08), a participação na 2ª ExpoUatumã – Exposição Agropecuária de São Sebastião de Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). O evento contou com repasse de recursos para realização do evento, apoio técnico e entrega de mudas aos produtores.
Para desenvolver o setor primário no município e incentivar a interiorização do desenvolvimento econômico, gerando oportunidades e negócios durante a Feira, a Sepror repassou para a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã mais de R$ 320 mil em recursos financeiros para apoiar a realização da 2ª ExpoUatumã. Em 2022, foi destinado R$ 200 mil para a 1ª ExpoUatumã.
A 2ª ExpoUatumã iniciou na quarta-feira (02/08) e encerra neste domingo (06/08), com a realização de apresentações musicais, rodeio, corrida de cavalo, prova de tambor, gastronomia local, acesso ao crédito rural, feira dos produtores, venda de maquinários agrícolas, e a análise e avaliação de unidades demonstrativas das culturas que possuem potencial produtivo no município, como fomento de mudas.
O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, destaca que essa é a determinação do governador Wilson Lima de incentivar os produtores rurais e a economia do interior. “As feiras agropecuárias vão muito além do entretenimento cultural, da festa. Elas geram empregos, renda e melhoram a autoestima dos produtores rurais com a promoção de negócios”, ressaltou o secretário.
O evento está sendo realizado no Parque de Exposição João Barreto, situado na estrada São Francisco do município, com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor primário, incentivando o melhoramento genético do rebanho bovino e bubalino. Participam do evento, produtores rurais, agricultores, pescadores, artesãos, moveleiros, empresas do setor agropecuário, trabalhadores ligados ao turismo em São Sebastião do Uatumã, e nos municípios das proximidades.
Fomento
Durante a programação do evento, foram repassados aos agropecuaristas locais, mudas de citros e de café, buscando alavancar o potencial produtivo no município, dentro da mesorregião do Baixo Amazonas.
Foram entregues 15 kits citros, cada kit contém (20 mudas de laranja e 10 de limão), totalizando 450 mudas; e também 15 kits de café, cada kit contém 30 mudas, totalizando 450 mudas de café com 6 clones.
“Antes não tínhamos essa ajuda, e hoje nós temos esse apoio do Governo. Isso vai auxiliar bastante, porque não vamos precisar sair para comprar as mudas. Ganhamos essas mudas de qualidade que já estão no ponto certo para plantar, para futuramente colher bons frutos”, finaliza a agricultora Artemia Batista. Ela recebeu 1 kit citros.
Além da Sepror, a 2ª ExpoUatumã também conta com o apoio de suas vinculadas: Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam).
FOTOS: Isaac Maia/Sepror