O governador do Amazonas Wilson Lima (União) afirmou que nesta quarta-feira (5), vai reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e apresentar propostas para fomentar a economia do Estado do Amazonas e assegurar a competitividade da Zona Franca de Manaus.
O encontro entre Wilson Lima e Fernando Haddad foi confirmado após reunião do governador com parlamentares da bancada do Amazonas, no Senado Federal, nesta terça-feira (4), onde junto à equipe técnica do governo do Amazonas, foram discutidos pontos acerca da Reforma Tributária, prevista para ser votada essa semana no Congresso.
“A gente precisa colocar na mesa uma proposta que seja defendida pelos deputados e senadores lá na frente. A gente tem uma série de precedentes de decisões do Judiciário que nos dão as condições e reconhecimento necessários dos incentivos da Zona Franca de Manaus. Os técnicos estão discutindo o texto que será fechado até o fim dessa noite”, disse Wilson Lima.
Wilson Lima afirmou que técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e o grupo que trata de assuntos tributários do Estado do Amazonas estão debruçados sobre a manutenção da competitividade das empresas a respeito de como serão substituídos os impostos federais, estaduais e municipais sem a perda de incentivos.
Além disso, ele citou que é necessária a perspectiva de outras empresas se instalando no Distrito Industrial, mediante a criação de um Fundo e do imposto seletivo, o que está em risco com o vislumbre do fim dos incentivos fiscais, previsto no texto da Reforma Tributária.