Aconteceu neste final de semana a 17ª Festa da Gastronomia Típica Italiana de 2023, em Nova Veneza – SC

 

Foi neste final de semana que muitas pessoas foram se deliciar com as comidas italianas na cidade de Nova Veneza, em Santa Catarina. Cidade conhecida como “um pedaço da Itália” em SC.

A festa é um evento que acontece na cidade, vem a ser uma celebração da cultura italiana, que é muito presente em toda a região, com comidas típicas como: polenta, pizzas, risotos, massas, nhoque, além de muitos doces.

Ocorreram diversas atividades culturais como as danças típicas italianas, apresentação de corais, exposições de artesanato, desfile do Carnevale Di Venazia e a demonstração de desses pratos deliciosos, entre outras atrações.

NOVA VENEZA foi fundada por  Miguel Napoli, um empresário italiano radicado nos Estados Unidos, a cidade cresceu com a chegada de 400 famílias italianas no ano de 1891 e no ano seguinte vieram mais 500 famílias da Itália, oriundas de Bergamo, Veneza e de Belluno.

Os primeiros imigrantes foram trazidos pela empresa norte-americana Angelo Fiorita & Cia Miguel Napoli, italiano da Sicília, veio antes, em janeiro e começou a abertura de estradas, a demarcação das terras e a construção de uma serraria para receber os colonizadores.

Os colonos construíram casas com pedras encontradas na região e as edificações eram sólidas que muitas estão de pé até os dias de hoje. Com 95% da população descendente de italianos, Nova Veneza, a primeira colônia italiana, oficialmente instalada no Brasil República.

 

 

Alguns pontos turísticos da cidade:          

– Pórtico da entrada

– Monumento  do Imigrante Italiano

-Praça Humberto Bortoluzzi

– Gôndola Lucille

– Rua coberta de Nova Veneza

– Ponte dos namorados

– Igreja da Paróquia São Marcos

– Museu do Imigrante

– Chaminé – Memorial Família Bortoluzzi

– Palazzo Delle Acque

– Casas de Pedras

– Santuário Nossa Senhora do Caravaggio

– Barragem do rio São Bento

– Vinícola Borno

– Cachoeira do Cantão

– Cachoeira da Clínica (Três quedas)

– Cachoeira das Bromélias

– Cachoeira do Rio Cedro Alto

– Cachoeira do Sertãozinho

– Paleotocas de Nova Veneza

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *