A GUAIACA faz parte da vestimenta do gaúcho, principalmente dentro das nossas tradições, um cinto usado por cima da bombacha

A guaiaca é um cinto largo de couro que serve para guardar dinheiro, pequenos objetos, relógio, fumo, palha e até mesmo uma arma. Uma peça típica da indumentária gaúcha usada apenas pelos homens.

Como nesse cinto o gaúcho costumava a guardar objetos de valor, veio o nome “guaiaca”, um termo de origem “aimará”, que corresponde a um artigo típico da vestimenta, uma espécie de bolsa pequena feita de couro, geralmente o cinto é da mesma cor das botas.

Antigamente e até os dias de hoje o gaúcho usa diariamente a guaiaca, nas estâncias os peões vão camperear o gado bovino e ovino a cavalo ou revisar as cercas, ela é sempre usada na cintura em cima da bombacha, ali ele carrega o que for necessário sem precisar voltar para a casa como:  fumo, faca, relógio e hoje em dia o aparelho celular também.

Nos tempos que se iniciou o Rio Grande do Sul os peões se deslocavam de uma cidade para outra a cavalo, às vezes, com uma carreta junto com ele, porque a viagem era longa por isso o gaúcho carregava nos bolsos da guaiaca o que poderia usar no caminho sem precisar descer dos seus cavalos.

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *