O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da 4ª Assembleia dos Caciques e Cacicas da Região do Eware I e II, em Belém do Solimões no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus). O evento ocorreu entre os dias 05 e 07/05.
Segundo o gerente da unidade local do Idam em Tabatinga, Edison Franco Barbosa Júnior, a assembleia contou também com a presença de representantes de 34 comunidades indígenas, bem como instituições como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Mamirauá e a Secretaria Municipal de Produção.
“A assembleia abordou o tema “Vamos cuidar do peixe”, na qual a população indígena relatou a escassez de peixe em suas áreas. Foram sugeridas propostas para enfrentar essa problemática e um acordo de pesca entre as comunidades para a preservação e manejo de seus lagos”, explicou Edison.
Ainda conforme o gerente, o Idam, juntamente com a Funai, Instituto Mamirauá e Secretaria de Produção Rural de Tabatinga estão unindo esforços Institucionais para iniciar o projeto de manejo e planejar todas as atividades que envolvem o processo.
Na ocasião, técnicos do Idam ainda realizaram a doação de sementes de açaí para a Associação de Mulheres Indígenas de Belém do Solimões, onde será instalado um viveiro de mudas de espécies florestais e frutíferas.
FOTOS: Divulgação/Idam