A produção de olivas e do azeite de oliva, cresceram muito no Rio Grande do Sul, e o município de Alegrete está se destacando nessa produção, vamos conhecer as “OLIVAS DA QUERÊNCIA” da estância Posto Branco

Aqui no Rio Grande do Sul “estância” é o lugar onde fizemos morada e ela é o local do trabalho de muitos aqui no sul. Lugar onde se cria o gado bovino, ovino e eqüino, em destaque os Cavalos Crioulos que é uma raça genuína dos gaúchos. Lugar onde tem as plantações de arroz, soja, trigo e outros cereais e grãos e nossas frutas deliciosas, em especial a plantação de oliveiras que estão aumentando nas propriedades do sul.

Querência é o lugar onde nasce o gaúcho, aquele chão que amamos e não trocamos por nada, querência é o nosso pago, nossa pátria, eterno rincão, nosso aconchego e o lugar onde vivemos e honramos.

Nossa entrevista de hoje é com a enfermeira e produtora de azeite Rafaella Giacomoni,sua propriedade é a Estância Posto Branco, no Alegrete- RS, vamos conhecer as “Olivas da Querência”.

Quantos pés de olivas tem plantado na sua estância?             

…”Atualmente temos 1600 pés de oliveiras, em um total de 5 hectares.”…

 

De quanto é a sua produção?

…”Esse ano foi nossa primeira produção, deu um total de quase 40 litros de azeite de oliva.”…

Qual a acidez do azeite que produz e comercializa?

…”Nosso azeite deu uma acidez de 0,18%.”…

Quais são os seus principais mercados?

…”Nessa primeira produção não comercializamos em mercados, somente fizemos vendas para pessoas físicas.”…

Quantos funcionários trabalham na produção de azeite?        

…”Entre  a colheita e a produção foram 12 pessoas.”…

Em que região do município planta os olivais?

…”A região fica na divisa entre o município de Alegrete e Rosário do Sul.”…

Quais as principais características do seu azeite?

…”Fizemos nossa primeira edição um Blend do campo, das variedades que possuímos. Temos um propósito muito forte em promover saúde através desse alimento que possui inúmeros bens físicos.

Nosso azeite é 100% extra virgem, fresco e muito aromático, um azeite elaborado através da mistura das três variedades cultivadas  nos olivais, a partir do que a mãe natureza nos presenteou, e por isso é denominado de Blend de Campo. No quesito paladar é um azeite suave, amendoado com notas de tomate maduro, maçã vermelha e grama.”…

 

Quais os principais gargalos do seu negócio?

…”Atualmente nosso gargalo foi não ter mais azeite mesmo, pois acabou faltando, vendemos todos os azeites produzidos.”…

Quais as características do solo onde estão os olivais?

…”O nosso solo é franco arenoso, com leve inclinação, um solo que drena fácil e isso é muito positivo devido que as oliveiras não gostam de umidade e também faz com que diminua bastante a incidência de fungos e pragas. Tem um certo grau de prejuízo na seca, principalmente, para as plantas muito jovens, mas de qualquer forma é o melhor solo para a produção de oliveiras.

O solo do RS é ácido e isso se faz a necessidade de alcalinizar e há baixo teor de fósforo e precisa repor calcário e fósforo e, às vezes, também de gesso para neutralizar o alumínio que é tóxico para as plantas.”…

 

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *