Sepror realizou cursos de capacitação para Caseiro Rural e Mecanização Agrícola em Coari

Promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), foram realizados cursos de capacitação para Caseiro Rural e Mecanização Agrícola no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), no período de terça-feira (18/04) a quinta-feira (20/04), para 45 alunos. Os cursos aconteceram com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), Secretaria Municipal de Produção Rural e Meio Ambiente e Turismo de Coari, e Cooperativa Agroindustrial de Coari.

Durante os três dias os alunos foram orientados por técnicos e professores dos órgãos envolvidos com palestras e atividades práticas e de campo sobre temas como ginástica laboral, diferenças entre atividades do caseiro e o produtor rural, prática de primeiros socorros e receberam treinamento operacional em máquinas e implementos agrícolas, totalizando 24 horas de aula.

Um total de 27 alunos participaram do curso e capacitação de Caseiro Rural, recebendo orientações sobre acompanhamento de plantio até a colheita e pós-colheita, controle de pragas e doenças, cuidados com o bem-estar dos animais nas propriedades rurais. Além de aprenderam a fazer pequenas manutenções elétricas e hidráulicas, e noções de segurança e conhecimento sobre questões envolvendo a saúde no trabalho, direitos, deveres e primeiros socorros.

Uma segunda turma, formada por 18 alunos, participou do curso de Mecanização Agrícola, cujo principal objetivo é incentivar o uso da tecnologia e do maquinário em substituição a enxada, mostrando que é possível produzir muito mais, com menor esforço nas atividades do campo.

Ministraram os cursos os seguintes profissionais: Valéria Santos, professora de educação física; José Everardo Portugal, engenheiro agrônomo; Railcineide Sousa, técnica de sistema; Luiz Alberto Platini, técnico em agropecuária; e Paula Santos, professora da área de saúde.

FOTOS: Divulgação/Sepror

FONTE: Sepror

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *