Em Fonte Boa, Idam orienta o desenvolvimento da hidroponia

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), investe na implantação da horticultura por hidropônica no município Fonte Boa, localizado na microrregião do Alto Solimões, distante 678 quilômetros de Manaus. Idealizado e realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o projeto hidropônico é orientado pela equipe da Unidade Local (UnLoc) e apesar do pouco tempo, já apresenta resultados superiores ao do cultivo tradicional.

Para Júlio Lins, a hidroponia é uma novidade para a maioria dos agricultores tradicionais da localidade, mas como apresenta grande potencial de produção e rendimentos, deve ser aceita pela agricultura familiar local.

“É controlar o volume nos tanques de água, a regulação dos nutrientes, a mistura de substratos, a maternidade de novas mudas e aguardar o tempo para a colheita. As visitas constantes nos ajudam a entender melhor a propriedade e ajudam o produtor a ter uma colheita com mais qualidade”, disse o gerente.

A primeira unidade de cultivo está na propriedade do agricultor Arley Afonso que atua há cinco anos na agricultura tradicional, com diversas tentativas, mas sem resultados satisfatórios. Ele ressalta que este trabalho desenvolvido pelos dois órgãos é de extrema importância para uma produção mais rápida, segura e com maior rentabilidade.

Para Júlio Lins, a hidroponia é uma novidade para a maioria dos agricultores tradicionais da localidade.

“É mais rápido e seguro. Em pouco tempo já conseguimos uma produção de alface e coentro com uma qualidade e rentabilidade jamais vista em nossa propriedade. Estamos inclusive planejando o aumento das nossas estufas para atender a demanda do mercado local”, enfatizou o agricultor Arley Afonso.

*Idam

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *