Produtores rurais de Autazes recebem visitas técnicas do Idam para acompanhamento na criação de peixes

O Governo do Amazonas, por meio do posto avançado da Unidade Local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Autazes (município a 113 quilômetros de Manaus) deu início nesta última semana de janeiro, às visitas técnicas voltadas para o fortalecimento da piscicultura, na comunidade Monte Sinai e redondezas.

Além do acompanhamento nas produções dos agricultores que já receberam alevinos, as ações visam identificar os possíveis novos piscicultores, estimulando e orientando os mesmos para a construção de novos viveiros (tanques), dentro dos parâmetros técnicos determinados pelo Projeto Prioritário de Piscicultura do Idam.

Segundo Rosiele Vasconcelos, do Posto Avançado, a visita técnica de acompanhamento ganha, nesse caso, o caráter de fomento, já que outros produtores são incentivados a investirem na criação de peixes.

“Fazemos uma avaliação bem apurada sobre as demandas específicas de determinada comunidade, e com essas informações já atualizadas, podemos ajudar com maior precisão, tanto os que já estão na atividade quanto os que podem entrar”, explica Rosiele.

Além da Monte Sinais, localizada na rodovia AM-254, Comunidade Nova Jerusalém, Comunidade do Jatuá e Comunidade Santo Antônio também receberam a equipe técnica, sob a coordenação da engenheira de Pesca, Ticiana Araújo.

“Entregamos as orientações técnicas e recebemos as informações de quem está na ponta do processo, ou seja, é um aprendizado constante. Acreditamos no potencial desses produtores e que em breve eles irão contribuir significativamente com peixes de qualidade para alimentação da população”, finaliza a engenheira.

*Idam

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *