O Presidente da CBPA Abraão Lincoln, está em Manaus e convoca os trabalhadores da pesca e aquicultura do Estado, que desejam o desenvolvimento da categoria, para assembleia nesta segunda feira, 29/06 no Da Vinci Hotel, às 8:00 hora
Chegou o grande dia. A Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas – FETAPE/AM será fundada e para tão importante dia o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura – CBPA, Abraão Lincoln está em Manaus e convoca os pescadores e aquicultores para uma jornada em busca do sucesso sustentável e duradouro, informou o advogado e membro da Comissão Agricultura, Agro Extrativismo e Pesca da OAB/AM, Serafim Taveira, em sua coluna Direito & Justiça Social, no jornal O Conservador.
Assembleia será realizada nesta segunda feira, 29/06/2020 no Da Vinci Hotel, localizado na R. Belo Horizonte, 240 A – Adrianópolis, às 8:00 horas e a previsão é que os trabalhos durem toda a manhã .
Durante a reunião ouvimos, Comissão Fundadora da FETAPE/AM e Comissão da Agricultura Familiar Agro Extrativismo e Pesca da OAB/AM, as propostas de apoio por parte do Presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura , cuja a vinda à Manaus faz parte de um programa macro da CBPA que busca a reconstrução da pesca no Brasil.
A tão sonhada reconstrução depende de muitos fatores que os profissionais da área já conhecem há anos e já foi pauta em tantas reuniões e conselhos que muitos já duvidam que algo poderá ser feito, mas o papel da CBPA é passar a confiança aos pescadores e aquicultores, para tanto, durante a reunião discutiu-se desde os avanços obtidos na gestão do Secretário Jorge Seif Júnior, Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA) ao contexto econômico nacional e principalmente sobre os planos que estão prestes a serem divulgados pelo Presidente Jair Bolsonaro que serão direcionados a pesca e aquicultura.
Diante das boas notícias é razoável esperar que o pós pandemia seja um período de retomada das ações que visem o desenvolvimento das cadeias produtivas da pesca e principalmente da comercialização, algo que no caso da exportação depende de muitas adequações, melhorias e aprovações sanitárias, mas nem por isso o ânimo de todos está abalado.
O presidente da Comissão Fundadora, João Vieira Silva (Negão), que é o presidente da Colônia de Benjamin Constant – Z3, afirmou que as adesões estão sendo surpreendentes, apesar do período de pandemia do Covid-19 que tem limitado os deslocamentos e até ao fato de alguns estarem em recuperação por terem sido infectados pelo Covid-19, contudo, o Negão tranquilizou a todos os participantes em relação a hospedagem e alimentação, mas principalmente quanto aos cuidados preventivos implementados pela Comissão Fundadora e pela equipe do Da Vinci Hotel.
No período da tarde, às 14:00 horas, será realizado o coquetel de encerramento do evento com a participação dos fundadores e parlamentares convidados.
Texto com informação da coluna Direito & Justiça Social
Fotos: Reprodução e Alberley Pinto – FETAPE/AM