Foi realizada nesta terça-feira (3), a cerimônia de apresentação do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Paulo Teixeira nasceu em Águas da Prata, no interior de São Paulo e se mudou para a capital em 1979 para estudar direito na USP. Escolheu viver em São Miguel Paulista, na periferia da zona leste da cidade onde se casou e criou seis filhos.
Iniciou a vida política em 1980, quando conheceu o Lula e se filiou ao PT, iniciando sua militância pelos direitos dos trabalhadores junto às comunidades eclesiais de base e aos movimentos sociais.
Advogado e mestre em Direito no estado de São Paulo, foi subprefeito de São Miguel Paulista de 1989 a 1992 e Secretário de Habitação na gestão Marta Suplicy de 2000 a 2004.Em 2022, foi eleito para o quinto mandato de Deputado Federal para SP, foi líder do PT na Câmara e Secretário Geral do PT, também atuou na coordenação na campanha do atual presidente Lula.
Paulo Teixeira é um dos autores das leis de auxílio emergencial do Vale Gás e de Suspensão de Despejos, garantindo que as famílias não fossem desalojadas de suas casas durante a pandemia da Covid-19. Também é relator do novo Código de Processo Civil, que incluiu o artigo que obriga a participação do poder público na mediação de conflitos em terras urbanas e rurais.
*Mapa