Prefeitura investe no setor primário do município e leva incentivos para a agricultura familiar em 2022

O ano de 2022 foi de investimentos e de muitas mudanças no setor primário do município. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), atendeu mais de 3 mil produtores rurais com ações de incentivo, qualificação e assistência técnica, pautadas por projetos que foram criados para alavancar a agricultura familiar no entorno de Manaus.

“Avançamos também no setor primário. Nossa meta era beneficiar, este ano, 1.500 produtores rurais, com as ações planejadas pela secretaria, em atendimento ao ‘Plano Safra Manaus’ e ao ‘Manaus Mais Agro’. Mas o trabalho não parou e fomos além. Fechamos 2022 com mais de 3 mil produtores rurais atendidos. Estivemos levando o trabalho da Prefeitura de Manaus, onde antes, ninguém do poder público municipal havia estado e é isso que nos motiva todos os dias”, enfatizou o secretário da Semacc, Wanderson Costa.

 

Fomentos

 

Por meio do programa “Manaus Mais Agro”, que une ações de fomento e de assistência técnica e extensão rural ao produtor, mais de 110 toneladas de ração para aves e peixes foram entregues em 2022 e cerca de 730 avicultores e piscicultores beneficiados, a maioria deles ao longo da BR-174, da AM-010 e do ramal do Brasileirinho. Também foram feitas entregas para produtores rurais do Alto rio Negro, como na comunidade indígena Terra Preta, Polo 4 da Agricultura Familiar.

 

A aquisição da ração para aves e peixes, entregues em 2022, foi fruto de emendas parlamentares destinadas por vereadores do município. Também com o apoio de emendas parlamentares, a Semacc entregou em 2022, cinco kits de casas de farinha a Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que se habilitaram por meio de Edital.

 

As OSC’s assinaram Termo de Cooperação e Permissão de Uso com a secretaria e os equipamentos foram disponibilizados pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

 

Cada kit é composto por um grupo gerador de eletricidade, um ralador de mandioca, uma prensa, um torrador, uma bomba d’água e uma balança mecânica. O material vai ser instalado em casas de farinhas comunitárias e deve atender a aproximadamente cem pessoas em cada localidade.

 

*Prefeitura de Manaus

Fotos – João Viana, Marinho Ramos / Semcom e Gildo Smith / Semacc

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *