Hoje é o dia da Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira da cidade do Alegrete e de muitas outras cidades e países, conheça um pouco da história dessa santa

Hoje dia 8 de dezembro é celebrado o dia da Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira  do nosso Alegrete – RS.

Na Igreja Católica esse dia invoca a vida e a virtude da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, concebido sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original. Este título foi dado no dia 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.

A santa é padroeira de Portugal e dos Estados Unidos.

No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação umbilical com Nossa Senhora Aparecida, afinal a imagem da futura Padroeira do Brasil é, na realidade uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, por isso essa data também é muito importante no nosso país.

Nossa Senhora da Conceição não é apenas uma santa específica, mas uma forma de expressão de Maria, mãe de Jesus.

O único texto que conta a história dos pais de Maria é o Protoevangelho de São Tiago, um texto apócrifo do século II. Ana e Joaquim eram idosos e não tinham conseguido gerar filhos, certo dia Joaquim teria ido ao templo fazer suas ofertas, pois era um homem rico, e teria ouvido do sumo sacerdote que ele não era digno daquela oferta porque não tinha gerado filhos. Magoado, ele visitou as 12 Tribos de Israel, ele viu que todos os homens piedosos tinham filhos.

Muito triste ele não voltou pra casa e passou 40 dias e 40 noites nas montanhas, pedindo a ajuda de Deus. Ao mesmo tempo, Ana que sofria por não ter filhos e pela falta do marido, também passou o período em oração, recebendo a visita de um anjo que lhe avisou que ela teria um filho e que se falaria dele por todo o mundo. No retorno de Joaquim, Ana o encontrou na porta de Jerusalém, e lhe deu um beijo ficando grávida naquele instante.

Em Alegrete, a paróquia em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Conceição, iniciou sua construção em 1915 e levou 4 anos para ser construída.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *