Você tem o poder de decidir que a sua alimentação seja bem saudável e com muitos antioxidantes que são importantes para o nosso organismo e responsável também pelos seus maus hábitos que acabam levando tudo por água a baixo.
Os RADICAIS LIVRES são moléculas, onde os átomos possuem um número ímpar de elétrons, esta molécula incompleta é capaz de capturar elétrons de proteínas que compõem a célula, para recuperar o número par, onde se inicia uma reação em cadeia.
Assim podem surgir produtos tóxicos para a célula, e a célula intoxicada pode dar origem a doenças como Parkinson, catarata, senilidade, Alzheimer, degeneração muscular, infarto do miocardio, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.
Os radicais livres são produzidos o tempo todo pelo nosso organismo, são produtos resultantes da conversão dos nutrientes dos alimentos em energia. Temos situações que colaboram negativamente como a poluição do ar, ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos, o estresse e o uso de drogas, cigarro e álcool.
Os ANTIOXIDANTES são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que possuem a capacidade de doar um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis.
Alguns alimentos que possuem antioxidantes e são importantes para o funcionamento do nosso organismo:
– Frutas vermelhas – amora, morango, framboesa, cereja, ameixa vermelha…
– Peixes de água fria
– Açafrão, sálvia, semente de abóbora e sementes de girassol
– Azeite de oliva e óleos vegetais
– Frutas cítricas
– Aveia, linhaça e cacau
– Mamão, abacaxi, melão, goiaba, kiwi, açaí, uva roxa
– Beterraba, brócolis, cenoura, abóbora, alface roxa, berinjela, espinafre, tomate, alho, cebola
– Castanha, amêndoas, amendoim, nozes
– Gema de ovo, arroz integral, gérmen de trigo, milho
– Vinho tinto e café
– Chá verde, chá de cavalinha, chá preto, chá de camomila
– Feijão, lentilha, cereais, integrais, leite
– Frutos do mar, carnes e aves
Os radicais livres são moléculas que estão em constante formação no corpo, mas em excesso podem fazer mal. Quando em grandes quantidades atacam tanto as células que o organismo não consegue mais se defender. Para ajudar no combate dos radicais livres é preciso investir na alimentação rica em antioxidantes, encontradas em frutas, legumes, verduras e outros.