A atividade ocorreu no Campo de Instrução de Formosa, município de Goiás, de 4 a 10 de agosto.
O 32º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo D Pedro I – participou da Operação Formosa 2022, com o objetivo de apresentar uma síntese das principais atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais, bem como o trabalho conjunto entre as Forças Armadas em missões especiais e conflitos armados. A atividade ocorreu no Campo de Instrução de Formosa, município de Goiás, de 4 a 10 de agosto.
Realizada desde 1988, a Operação Formosa é o maior treinamento do Exército no Planalto Central. Desde o ano passado, a operação passou a incluir efetivo conjunto da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, ratificando a interoperabilidade entre as Forças Armadas. Neste ano, a Operação Formosa contou com 3.500 militares das três Forças, e uma série de aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos.
O Grupo D. Pedro I participou da operação com 5 peças de obuseiro L 118 “Light Gun”. O Grupamento de Artilharia proveu apoio de fogo às atividades desenvolvidas pela Marinha e pela Força Aérea. O desdobramento no terreno das funções de Linha de Fogo, Central de Tiro e Topografia comprovou a eficiência do emprego do Computador de Tiro do Sistema Gênesis, e serviu também para testar o tiro real do Obuseiro L 118 “Light Gun”.
Fonte: 32º Grupo de Artilharia de Campanha