FAB prepara militares para o mercado de trabalho no Rio de Janeiro

Projeto Soldado-Cidadão foi implantado na Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital de Força Aérea do Galeão em 2019.

A Força Aérea Brasileira está capacitando 12 militares que prestam Serviço Militar Obrigatório na cidade do Rio de Janeiro. O aperfeiçoamento faz parte do Projeto Soldado-Cidadão, que foi implantado na Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) em 2019.

O Projeto foi criado a partir do incentivo da Diretoria de Saúde da Aeronáutica e da Divisão Odontológica do HFAG, que passou a oferecer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal para jovens, integrando a Unidade de Saúde Militar ao projeto do Ministério da Defesa.

O curso é ministrado integralmente na Divisão Odontológica e confere certificado reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ). Com esse certificado, o jovem poderá obter, junto ao CRO, o registro profissional como Auxiliar em Saúde Bucal, prestar concursos públicos ou atuar na Odontologia privada.

Em 2020, o Projeto Soldado-Cidadão foi ampliado no HFAG. Foram disponibilizadas vagas para formação de Técnico em Enfermagem, com Especialização em Instrumentação Cirúrgica e de Técnico em Saúde Bucal.

“É fundamental avaliar a amplitude do serviço militar sob uma ótica bidirecional, considerando que o militar serve às Forças Armadas e, em contrapartida, a Força proporciona o retorno de um cidadão qualificado profissionalmente ao mercado de trabalho civil. Dessa forma, nos sentimos honrados em poder exercer nosso papel social, contribuindo com a formação em cursos técnicos na área da saúde”, relata a Adjunta da Coordenação do Projeto Soldado Cidadão no HFAG, Capitão Dentista Rachel Rego Vanzillota de Souza.

O soldado Jorge Vinícius Avelar Villas Boas de Oliveira é um dos participantes do projeto e falou sobre a oportunidade de realizar o curso em Saúde Bucal.

“A participação neste projeto foi única e espetacular. O leque de oportunidades que se abriu com essa capacitação foi algo motivacional nesta fase imprescindível da vida”, destacou.

A equipe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFAG continua a busca por novas parcerias, visando ampliar as oportunidades de novos cursos aos soldados, voltados para as diferentes áreas da saúde.

Criado em 2004, o Projeto Soldado-Cidadão é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa (MD), que visa operacionalizar as ações inerentes à formação cívico-profissional de Jovens em Serviço Militar. Tem por objetivo proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho ao término do Serviço Militar. Sua operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante, entre elas as pertencentes ao Sistema “S” (SENAI – SENAC – SENAT – SENAR).

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *