A segunda edição do Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, numa realização do Sebrae Alagoas com a Embrapa Alimentos e Territórios e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), traz na sua programação o lançamento do livro Mercados Alimentares Digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas.
A publicação apresenta os resultados alcançados por uma pesquisa conduzida junto a experiências inovadoras de plataformas digitais cooperativas de comercialização de alimentos.
O lançamento acontece no dia 18, após a mesa de abertura do seminário, às 9h30. Organizado pelos professores Paulo Niederle, Sérgio Schneider e Abel Cassol, o livro usa como ponto de partida as experiências de três modelos de plataformas cooperativas: a Alimento de Origem, que articula a comercialização de cooperativas da agricultura familiar e reforma agrária no norte do Rio Grande do Sul; a Cooperativa GiraSol, que surgiu da ação de uma associação de consumidores da capital gaúcha, e a iniciativa da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas, que reúne agricultores familiares do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
“Hoje está claro que a mediação digital da vida social se expandiu e se consolidou em todas as suas dimensões. É praticamente impossível trabalhar, produzir e consumir prescindindo das tecnologias digitais. A digitalização avança rapidamente nos processos produtivos, permitindo não apenas a substituição da força de trabalho humana por robôs, mas também da cognição humana por sofisticados sistemas algorítmicos”, escrevem os três pesquisadores na publicação.
A abertura do seminário vai contar ainda com um debate on-line com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, e Evair de Melo, deputado federal pelo Espírito Santo. O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, será o moderador dessa interação, no dia 18, às 10h10.
As inscrições para o Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas nesse endereço. O evento também será transmitido pelo YouTube.
*Embrapa