Na manhã do dia 08 de setembro, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Estado-Maior e do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Comando Militar da Amazônia (CMA).
Durante a tradicional Formatura Militar, o General de Brigada Moacir Rangel Junior, fez a passagem da chefia do Estado-Maior do CMA para o General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado. O General Marco Machado já atuou por quatro vezes na Amazônia Brasileira e exercia anteriormente a função de Comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada no Rio de Janeiro.
“Eu fui Tenente na fronteira em 1992, fui Capitão em 98, comandei o Batalhão em Tabatinga em 2012 e 2013. Evidentemente que ao longo desse período, diversos desafios foram enfrentados e de posse dos ensinamentos colhidos nessas oportunidades eu pretendo aplicá-los para poder vencer os desafios que tem pela frente” declarou o recém nomeado Chefe do Estado-Maior.
Ainda na Cerimônia o General de Divisão Omar Zendim, fez a passagem da chefia do Centro de Coordenação de Operações do CMA para o General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido que exercia a função de Comandante da 15ª Brigada Infantaria Mecanizada, que fica localizada no município paranaense de Cascavel.
Após a passagem de chefia, o General de Divisão Omar foi designado para o Comando da 12ª Região Militar que engloba o trabalho de logística relacionado ao funcionamento de 24 Pelotões Especiais de Fronteira e 64 Organizações Militares da Amazônia Ocidental, enquanto o General de Brigada Rangel irá atuar na Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa (SEPESD/MD). Ambos os Generais tiveram feitos ilustres com suas atuações na Operação Covid-19 durante a pandemia, na Operação Verde Brasil que é direcionada ao combate de ilícitos e na Operação Amazônia, maior exercício de defesa externa já realizado na Amazônia Brasileira.
A cerimônia foi presidida pelo, até então Comandante Militar da Amazônia, o General de Exército, Estevam Cals Theophilo, que passou o Comando do CMA na manhã desta Sexta-feira, 10 de setembro.
Plantio e inauguração do retrato
Como tradição, antes da cerimônia das passagens de Chefia do Estado-Maior e do Centro de Coordenação de Operações, foi realizado o plantio das árvores no bosque do Comandante Militar da Amazônia, do CHEM e Chefe do CCOp.
O General de Exército Theophilo e o General de Divisão Omar escolheram a Samaúma como árvore que marca e materializa o período dos Comandos diante do Quartel General.
O General de Brigada Rangel escolheu como seu exemplar, o Mogno Brasileiro. Esta representa a capacidade de resiliência das tropas do CMA frente aos obstáculos e desafios atuais e futuros, para a preservação, consolidação e defesa da Amazônia Ocidental.
Após o plantio, os militares se deslocaram para o Salão de Honra do CMA, onde foram inaugurados os retratos do Chefe do Estado-Maior do CMA e do Chefe do Centro de Coordenação de Operações.
Confira abaixo a reportagem da TV Encontro das Águas sobre a passagem de Comando:
Fonte: Comando Militar da Amazônia
Fotos: Reprodução/ Comando Militar da Amazônia
1 thought on “Comando Militar da Amazônia recebe novos Generais para a chefia do Estado-Maior e do CCOp”
General de Exército Achilles Furlan é o mais novo Comandante Militar da Amazônia – Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!
(setembro 11, 2021 - 8:52 am)[…] quarta-feira (08) da mesma semana, o Comando Militar da Amazônia também realizou a passagem de comando dos cargos de chefe do Estado-…. Na ocasião o General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado assumiu o Estado-Maior do CMA, […]