6º BIS se prepara para a Operação Amazônia 2021

O 6º Batalhão de Infantaria de Selva – “Batalhão Forte Príncipe da Beira”, já está se preparando para sua participação na Operação Amazônia 2021, que será realizada no nível Comando Militar da Amazônia no período de 9 de agosto a 4 de setembro de 2021 em Manaus/AM. 

No dia 25 de Julho de 2021 o Comandante do Comando de Fronteira Rondônia/ 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) realizou inspeção no Porto Fluvial da Cidade. Na oportunidade, foram reforçadas as diretrizes do comando para o efetivo de pilotos que participarão da Operação Amazônia 2021. 

O Comando intensificará a preparação dos recursos humanos e a manutenção dos materiais durante o mês de julho, com vistas à execução da Operação.

O efetivo já recebeu instruções de Operações Ofensivas, Operações Ribeirinhas, Marcha para o Combate Fluvial e Técnica de Material da Metralhadora 7,62 M971 MAG. Além disso, no que se refere à Operação Amazônia 2021, serão ministradas instruções de manutenção de motor de popa, bem como técnicas de navegação fluvial, aos militares que irão compor o destacamento fluvial do Batalhão na segunda fase da Operação, em agosto do corrente ano.

Por fim, para a maior disponibilização de meios para a atividade, ainda será feita a manutenção corretiva de motores de popa e recuperação de Embarcações Patrulha de Grupo (EPG).

Operação Amazônia 2021

A Operação Amazônia 2021 é o maior exercício de defesa externa já realizado pelo Comando Militar da Amazônia, sendo desenvolvido no contexto do amplo espectro dos conflitos armados e da guerra híbrida, envolvendo a combinação simultânea de operações ofensivas, defensivas e contra forças irregulares. O município foi escolhido pela Brigada Príncipe da Beira para sediar a 1ª fase da Operação Amazônia 2021.

Na esteira da exitosa Operação Amazônia 2020 e adequando-se à atual conjuntura, o adestramento, no corrente ano, tem a duração aproximada de cinco meses. Neste período, dentro do mesmo quadro tático, o treinamento militar com tropa no terreno é realizado de forma escalonada, permitindo simular ações de guerra não-convencional e convencional em ambiente operacional de selva. As atividades ocorrem em vasta área, que abrange parte dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima

Fotos: Divulgação/ Comando Militar da Amazônia.

Fonte: Exército Brasileiro.

Post Author: Letícia Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *