Pesca de Itapiranga recebe mais de R$ 190 mil em investimentos no Amazonas

Foram entregues nesta quarta-feira (16), equipamentos e apetrechos para pesca, financiados pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), para Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus).

O governo do Amazonas, por meio da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou a entrega de equipamentos para projetos que somam recursos na ordem de R$ 194,1 mil, beneficiando 11 pescadores locais. 

Ao todo, foram entregues dez motores de popa 15 HP, nove canoas de alumínio, um apetrecho de pesca (malhadeiras diversas), além de recurso para custeio da atividade.

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, a ideia é aproximar cada vez mais o agricultor familiar das políticas direcionadas ao crédito rural, apoio à comercialização e assistência técnica.

“Nosso papel é orientar o produtor, prestar total apoio nas políticas de inclusão socioeconômica e produtiva das famílias rurais, que precisam melhorar sua estrutura de produção e, para isso, procuram o Idam”, disse.

De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam em Itapiranga, Sérgio Froes, os equipamentos irão facilitar a logística de transporte para o rápido acesso de produtores de várias comunidades do rio Uatumã até a sede do município, beneficiando a população local com um pescado de qualidade, que após a captura irão chegar de forma mais rápida nas feiras e mercados locais. 

Estiveram presentes na ação o secretário executivo adjunto de Seapaf (Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas), Airton Schneider, e representantes da Prefeitura de Itapiranga, Secretaria Municipal de Produção, Câmara Municipal e Sindipesca (Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas).  

 

A Sepror entregou para a comunidade Nossa Senhora do Rosário um kit casa de farinha, contendo uma prensa, dois fornos, motor para ralar mandioca, conjunto de descascador e apetrechos diversos, que irá beneficiar 35 famílias da região. A comunidade produz cerca de dez sacas de farinha por semana.

 

*Com informações da assessoria Fotos: Kevyn Sousa / Idam 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *