O controle natural de pragas nas lavouras

Segundo especialistas, o controle biológico de pragas nas lavouras é melhor do que o uso de químicos, afinal, eles são bons para o meio ambiente e melhoram o ambiente agrícola.

Esses animais são inimigos naturais de pragas, existindo os insetos predadores, como: joaninhas, tesourinhas e bicho-lixeiro e os insetos parasitoides, que são as vespinhas, responsáveis por matar os ovos, larvas, pupas e até adultos de aranhas e de outros insetos prejudiciais as lavouras.

Vamos conhecer alguns dos principais animais que atuam no controle biológico de pragas no Brasil:

1. Vespa Trichogramma

É um parasitoide de ovos, ela destrói a fase inicial do ciclo de vida dos insetos, impedindo que os danos ocorram nas plantas. Uma das grandes vantagens deste parasitoide esta no fato de que por destruir o embrião, impede que haja progresso da praga.

2. Mariposa Anagasta kuehniella

Essa mariposa é a predadora natural das lagartas, o quilo do ovo desta borboleta, pode chegar a 5 mil reais, ela é um ótimo agente no controle de pragas.

3. Joaninha Cryptolaemus Montrouzieri

Sendo a predadora natural da cochonilha, o uso dessas joaninhas é uma forma ecológica e eficaz de acabar com essa praga.

4. Vespa Cotesia

É um tipo de vespa muito pequena que ataca e se alimenta dos ovos do inseto responsável pela broca da cana, sendo uma excelente alternativa para o combate de pragas por meio do controle biológico nas lavouras.

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *