O Médico Veterinário especializado em animais de grande porte

A Medicina Veterinária é uma ciência médica voltada para qualquer questão de saúde dos animais, a presença desses profissionais no agronegócio garante a produtividade e a qualidade. O profissional pode ser um generalista, como um clínico geral, ou escolher uma área de atuação como a que iremos conhecer hoje, o Veterinário de animais de grande porte.

No campo, os serviços de um médico veterinário são de extrema importância, seja para avaliações diárias ou periódicas, ou até mesmo o cuidado da saúde dos rebanhos, controle de vacinação, procedimentos de inseminação e qualidade de alimentação.

Na faculdade, geralmente concluída em 5 anos, são estudadas matérias voltadas para a saúde animal, tendo como exemplos: anatomia e morfologia dos animais, genética e nutrição básica. 

A especialização se tornou necessária com o aumento da concorrência no mercado de trabalho, algumas delas são: anestesiologia, que lida com toda a parte de anestesia, clinica cirúrgica, onde são estudadas questões como infecções, hérnias e úlceras e a ultrassonografia, que garante um maior controle dos rebanhos.

O melhoramento genético bovino tem sido uma área muito explorada ultimamente, o objetivo é avaliar e mensurar as características de interesse econômico nos animais para que se obtenha a predição dos valores genéticos dessas características. Os pecuaristas tem procurado cada vez mais aprimorar os atributos dos animais para conquistar uma boa qualidade genética. 

O médico veterinário tem o principal papel nessa questão, é ele quem analisa, seleciona, faz a avaliação genética, propõe acasalamentos, que muitas vezes é utilizada a inseminação artificial, que é também executada pelo veterinário. Além disso ele auxilia nos nascimentos e no crescimento dos filhotes até que estejam na idade ideal para venda ou reprodução.

Na produção animal, o Médico Veterinário atua na produção de leite, carne, ovos e mel, desde a fazenda de produção, vigilância sanitária, até a fiscalização e controle de produtos de origem animal.

Na produção de bovinos de corte do Rio Grande do Sul, esses profissionais atuam fortemente na campanha contra Febre Aftosa e vacinação contra Brucelose, além do cuidado redobrado com carrapatos, também é necessário maior atenção em doenças como a Tristeza Parasitária.

Os Médicos Veterinários exercem serviços essenciais e são capacitados para tomar as medidas corretas de prevenção e controle, permitindo que a vida no campo continue seguindo de forma segura.

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *