Os Benefícios das boas práticas agrícolas na agricultura familiar

As boas práticas agrícolas ( BPAS ) são um conjunto de técnicas e normas práticas recomendadas por não utilizar energias fósseis e que devem ser aplicadas desde a produção de insumos agrícolas até a entrega do produto final ao consumidor

De acordo com o Censo Agropecuário, a agricultura familiar á a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 Mil habitantes, ocupando uma área total de 80 milhões de hectares. Na agricultura, produz 87% de mandioca, 70% de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% de arroz e 21% do trigo de todo o país.

Em síntese, inserir diferentes modelos de produção existentes no Brasil, com conhecimentos disponíveis, proporcionará um salto significativo para a agricultura local brasileira que demandará mais alimentos, energia e fibra para a população local assim como um todo, além de assegurar melhor nível de renda àqueles que se dedicam à atividade agropecuária.

Esta nova realidade exige que o produtor busque continuamente o seu aperfeiçoamento o que se consegue junto às instituições de pesquisa, a rede de assistência técnica pública e privada, associações de produtores e cooperativas. Além é claro, da imensa rede de comunicação hoje à disposição do produtor rural, tecnologias da informação e aplicativos.

Manejo integrado

O controle de pragas baseado no manejo integrado não visa diminuir os agentes causadores de danos as plantações (insetos, fungos, bactérias, etç…), mas reduzir sua população a níveis significativos para manter populações de inimigos naturais na lavoura, restaurando, o equilíbrio natural que havia sido desfeito pelo uso de produtos fitossanitários e muitas vezes não registrados para a cultura. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles a conservação natural do meio ambiente e o giro da economia, grande parte dos pequenos agricultores usam-se dessas técnicas, sua importância é fundamental, pois muito desses alimentos chegam até a mesa do Brasileiro.

Fonte: Embrapa

Texto: Walison Teixeira

Fotos: Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *