Operação Verde Brasil 2 e seus resultados

A Operação Verde Brasil, para combate a queimadas e delitos ambientais na região da Amazônia, durou dois meses e foi encerrada contabilizando o combate a 1.835 focos de incêndio por vias terrestres e aéreas. No período, foram aplicados 352 termos de infração que resultaram em R$ 141,9 milhões em multas. Um total de 9.772 militares das Forças Armadas atuaram no combate aos incêndios e ilícitos ambientais. As Forças Armadas empregaram na operação 14 aviões, 467 viaturas, 23 helicópteros e 159 embarcações.

Já a Operação Verde Brasil 2, começou em maio de 2020. Para o combate aos focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal. E ao longo do ano tem mostrado resultados positivos.

No dia 30 de abril, chega ao fim da atuação de militares na Amazônia na operação Verde Brasil 2.

Veja abaixo alguns resultados segundo o Governo Federal da Operação:

No lugar da Verde Brasil 2, o conselho passará a trabalhar sobre o Plano Amazônia 2021-2022, que terá a colaboração das agências de fiscalização dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Agricultura e do Gabinete de Segurança Institucional.

Na prática, os militares deixarão a Amazônia e a atuação ficará sob responsabilidade dos agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e das polícias Federal e Rodoviária.

Fotos: Divulgação

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *