Os ribeirinhos idosos que moram na Floresta Estadual (Floe) Canutama receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Cerca de 46 idosos foram imunizados com o apoio logístico da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente).
A ação fez parte do Programa Emergencial criado pela Sema para apoiar 29 municípios no enfrentamento da pandemia entre populações tradicionais que moram em áreas protegidas e regiões do entorno.
De acordo com o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira, o apoio do Estado visa encurtar o tempo de atendimento de comunidades mais distantes das sedes dos municípios. Nesta atividade, a vacinação chegou a 11 comunidades da Unidade de Conservação.
“A imunização precisa atingir a todos de forma invariável. O Programa da Sema vem para somar às estratégias das prefeituras e garantir que os guardiões das florestas, que cuidam das nossas Unidades de Conservação, também sejam contemplados”, disse.
Além dos idosos, 15 profissionais de saúde que atuam no Posto de Saúde de referência, sediado na Comunidade Belo Monte, também foram imunizados. A próxima atividade de imunização com apoio da Secretaria deve contemplar moradores da Resex (Reserva Extrativista) Canutama já a partir desta quinta-feira (11/2).
*Com informações da assessoria Fotos: Divulgação/Sema