Em sua live semanal, na última quinta-feira (28/01), o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou ações do Governo Federal no combate à Covid-19. Entre elas, o presidente abordou a possibilidade de transferir recursos oriundos de delações premiadas para o desenvolvimento de uma vacina nacional para combater o coronavírus.
“O ministro Marcos Pontes tem uma equipe excepcional em seu ministério e gostaria de dar prosseguimento na produção de uma vacina brasileira,” disse o presidente. “Esse problema da Covid vai ficar a vida toda, lamentavelmente, e teremos que aprender a viver com ela. Nada melhor do que termos nossa própria vacina para tal.” O presidente anunciou que, em conversas com a Advocacia-Geral da União, verificou a possibilidade de transferir até R$ 500 milhões que foram recuperados nas ações de combate à corrupção para a compra de aviões de carga e para a pesquisa em vacinas.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) vem apoiando o desenvolvimento das vacinas nacionais e outros projetos desde fevereiro de 2020, com a criação da RedeVírus MCTI, fórum de assessoramento científico de caráter consultivo, para auxiliar na definição de diretrizes e prioridades no combate à Covid-19 pela pasta.
A partir do estabelecimento das prioridades foram realizados investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em pesquisas que promoveram o sequenciamento do vírus Sars-cov-2, a produção de testes diagnósticos com tecnologia nacional, o reposicionamento de fármacos e o desenvolvimento de vacinas contra a doença, bem como estudos sobre os impactos econômicos e sociais da pandemia.
“Estamos juntos com o presidente Jair Bolsonaro e preparados para darmos mais velocidade ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa contra a COVID-19”, afirma o ministro Marcos Pontes. “Temos pesquisadores de alto padrão no Brasil, que tem feito um trabalho de excelência. Agora precisamos de mais recursos para realizar os ensaios clínicos e termos resultados até o fim deste ano.”
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Fotos: Reprodução
Beatriz Costa