O gaúcho João Ricardo, colunista de vinhos do nosso portal, Agroflorestamazonia.com ficou na segunda posição do Prêmio Brasil Sommelier, o concurso mais importante do país sobre vinhos nacionais. O primeiro lugar foi para Raimundo Pires, cearense, e em terceiro lugar, Adriano Braga, gaúcho e consultor da Grand Cru em Porto Alegre.
Em 2018, João Ricardo começou o trabalho na área de vinhos, na área de vinhos com divulgação e consultoria. Para ele participar no concurso foi uma oportunidade de testar seus conhecimentos em um setor que possui uma gama de assuntos muito abrangentes que vão desde técnicas e procedimentos na elaboração dos vinhos até a harmonização de vinhos com pratos de diversas culinárias.
“Eu sou Gaúcho, então bebo vinho desde que me conheço por gente, em outrora era comum as crianças tomarem suco de vinho, que era o vinho diluído em água e adoçado, lá no Sul também tem um doce chamado sagu que leva vinho na sua receita. Então desde sempre eu tive interesse no vinho sendo comum tomar pelo menos uma taça no jantar, com isso eu fui aprimorando os conhecimentos e técnicas de degustação que formaram a minha base”, acrescentou.
O concurso foi realizado em duas fases, a primeira que foi realizada no dia 06 de novembro, a qual ele foi classificado. Foram 118 candidatos de 16 estados do país, constou de 40 questões objetivas sobre conhecimentos gerais de vitivinicultura brasileira e sommelier.
Segunda fase
Já a segunda fase foi realizada no dia 28 de novembro, onde somente os 03 primeiros realizaram provas de degustação e serviço do vinho.
Na final eles passaram por 3 avaliações. Um Slide Test com 10 imagens para reconhecerem regiões produtoras brasileiras, vinícolas, personalidades do vinho brasileiro e castas.
A segunda etapa foi uma degustação dedutiva de 3 amostras de vinho com análise, conclusão e identificação.
E a terceira e última foi o serviço profissional de um vinho a um casal, com recomendação de harmonização e apresentação do estilo do vinho servido. Além de responderem a “dúvidas dos clientes”.
Parabéns a estes profissionais fundamentais para a disseminação da cultura do vinho no Brasil, além de engrandecerem o nível do serviço de vinhos no nosso paí
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fotos: reprodução