O objetivo do programa é dar aos agricultores conhecimentos para praticarem uma agricultura orgânica baseada no contexto local e com baixo custo de produção
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) inbformou que está oferecendo o Curso de Agroecologia e Sistema Orgânico de Produção, no município de Autazes, distante 113 quilômetros de Manaus.
O curso, que iniciou na terça-feira (17/11) e segue até esta quinta (19/11), conta com a participação de 20 agricultores familiares do município.
O programa atende aos agricultores familiares inseridos no projeto prioritário de agroecologia e produção orgânica no município. A atividade está sendo ministrada pelo técnico agrícola do Idam Mario Ono, gerente estadual de agroecologia, e pelo extensionista do Idam Maurício Borges.
Segundo o gerente da unidade local em Autazes, Josinei Lima, as exposições teóricas estão sendo ministradas no auditório da sede do Idam no município, e as demonstrações metodológicas estão sendo realizadas na Agrofazenda Paiva, situada no Km 2 da estrada de Autazes.
A capacitação aborda tanto a parte teórica da agroecologia e da produção orgânica quanto aulas práticas sobre as tecnologias de base agroecológica, como o uso de compostagem, biofertilizantes, a captura de micro-organismos eficientes para o plantio, a produção de humos e o preparo de defensivos naturais.
“Estas tecnologias de base agroecológica são fundamentais no processo de produção orgânica. São tecnologias simples e baratas, próximas da realidade dos agricultores familiares nas comunidades rurais, e que muitas vezes utilizam recursos já existentes na propriedade”, explicou Maurício Borges.
Ainda de acordo com Maurício, o objetivo do programa é dar aos agricultores familiares condições e conhecimentos para praticarem uma agricultura orgânica baseada no contexto local e com baixo custo de produção, dependendo minimamente de insumos externos.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação