O objetivo é apoiar com orientações a produção de abacaxi e banana, que atualmente são as principais culturas cultivadas na região, que fica localizada no ramal das Torres, km 20, estrada Purupuru
Uma equipe de extensionistas rurais e especialistas em fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou visita técnica em áreas produtivas familiares de agricultores da Associação dos Produtores Rurais do Ramal das Torres (Asprorat), em Careiro da Várzea.
O objetivo é apoiar com orientações técnicas a produção de culturas agrícolas como o abacaxi e a banana, que atualmente são as principais culturas cultivadas na região, que fica localizada no ramal das Torres, km 20, estrada Purupuru.
A iniciativa atende as recomendações do governador do Estado, Wilson Lima, para intensificar a assistência técnica aos agricultores familiares e produtores rurais que precisam estruturar sua produção e acessar às políticas públicas disponíveis para o setor primário, gerenciadas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto vai acompanhar e prestar todo apoio técnico necessário no cultivo de culturas agrícolas desenvolvidas na região. “Para isso, designamos uma equipe de profissionais do Idam para realizar um diagnóstico socioeconômico e fazer o levantamento das necessidades locais para que os agricultores possam produzir alimentos de qualidade visando a segurança alimentar e, principalmente, a geração de renda para as famílias da localidade”, disse Valdenor.
Para o gerente de Produção Vegetal do Idam e doutorando em Agronomia Tropical pela Ufam, Pedro Chaves, a missão foi exitosa e possibilitou o início do cadastramento de agricultores para acessarem o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documentos que vão apoiar na comercialização da produção através dos programas de incentivo ao produtor rural.
Segundo a engenheira agrônoma do Idam e mestranda em Agronomia Tropical pela Ufam, Silvia Christina Abreu, durante a visita, foram iniciadas tratativas do planejamento para prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
“Fizemos um levantamento por amostragem das áreas cultivadas com as principais culturas nessa região. Vamos propiciar aos agricultores informações técnicas para tornar seus cultivos mais produtivos e tecnificados. Nesse sentido, iremos realizar uma capacitação sobre a cultura do abacaxi, prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro”, destacou.
Na visita técnica também estiveram presentes os técnicos em agropecuária do Idam em Careiro da Várzea, Saulo Melo e Roberto Aires.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação