A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira determinou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados após aumento de casos de Covid-19 no município.
O uso de máscara passa a ser obrigatório em repartições públicas, comércios, escolas, igrejas, transportes coletivos e qualquer ambiente fechado com circulação de pessoas.
A medida foi publicada em decreto na última sexta-feira (25/4) e atende a uma recomendação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
O município, que tem a maior população indígena do Amazonas, também restringiu o acesso a áreas indígenas. Só poderá entrar quem apresentar caderneta de vacinação atualizada contra a Covid-19 ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas.
Segundo a Defensoria, até 22 de abril, São Gabriel da Cachoeira registrou 378 casos confirmados entre 897 suspeitos.
Em março, 87 dos 197 casos investigados testaram positivo. Em dezembro do ano passado, o município teve apenas 14 casos confirmados.
O decreto prevê punições administrativas para quem descumprir as novas regras. A prefeitura reforçou que as medidas são necessárias para conter a alta de casos e proteger principalmente a população indígena.
Fonte: Real Time 1