Sábado de Aleluia, dia de profunda oração, contemplação e vigília na espera da ressurreição do Cristo Salvador
O Sábado de Aleluia é o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus e o dia que antecede à Páscoa.
Durante o sábado santo é celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações, durante toda a madrugada.
O significado da Vigília Pascal está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus, que segundo a bíblia, aconteceu 3 dias após sua morte.

No Sábado de Aleluia, se acende o “Círio Pascal” uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo.
Nessa vela estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer “Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Nesse sábado é que se faz a tradicional “Malhação de Judas” ou “Queima de Judas”, representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo. Nessa tradição as pessoas costumam fazer bonecos de pano ou de outros materiais, que simbolizam a figura de Judas. Depois as pessoas se reúnem e torturam o boneco, simulando a sua morte das mais diferentes formas, seja enforcado em árvores ou queimado na fogueira.

A igreja se recolhe, sendo um dia para o silêncio, a meditação, reflexão e para orações. Não é silêncio de luto, pois acreditam que o Senhor não está morto, Ele vive! Na noite de sábado é a celebração da sua ressurreição.
No sábado santo os discípulos tinham ficado muito tristes, pois Jesus estava “morto”, eles não tinham compreendido aquilo que Jesus tinha dito para eles, de que era necessário que o filho do homem sofresse tudo aquilo para nos salvar. Apesar de tudo, esse dia não deve ser triste ou de solidão e sim um dia alegre, pois à noite celebramos a ressurreição de Jesus.

JESUS CRISTO
O filho de Deus, Rei dos Reis, não publicou nenhum livro, mas é o personagem principal do livro mais vendido no mundo, a Bíblia.
Em química, Ele converteu a água em vinho.
Em biologia, nasceu sem concepção normal.
Em física, desmentiu a lei da gravidade, quando andou sobre as águas e subiu aos céus.
Em economia, Ele acabou com a lei da matemática ao alimentar 5.000 pessoas com somente 5 pães e 2 peixes e ainda fez sobrar 12 cestos cheios.
Em medicina, curou enfermos e os cegos, sem administrar nenhuma dose de medicamento.
Na Bíblia diz que ninguém vem ao Pai senão por Ele.
Um bom Sábado de Aleluia para todos!
Escritora
