O Governo do Estado do Amazonas, através do Programa Balcão de Agronegócios, executado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), intermediou e auxiliou o escoamento de 9 toneladas de jerimum da comunidade Costa do Barroso, em Manaquiri (a 60 quilômetros da capital). Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), foram intermediadas 6 toneladas de macaxeira
A operação de escoamento, que começou na sexta-feira (21/02) e seguiu nesta segunda-feira (24/02), é resultado da avaliação de capacidade produtiva realizada na comunidade no início de fevereiro.
“As entregas iniciaram na sexta-feira, com a distribuição de 2 toneladas de jerimum. Hoje, estamos coordenando o escoamento de mais 7 toneladas de jerimum e 6 toneladas de macaxeira. Esta iniciativa beneficia dois produtores, sendo um de Manaquiri e um de Manacapuru”, destacou o coordenador do programa Balcão de Agronegócios da ADS, Mário Moura.


O produtor rural José Monteiro de Sales, de 54 anos, participa do programa pela primeira vez. Ele forneceu um total de 9 toneladas de jerimum, destinados a grandes supermercados de Manaus. José destaca a importância do Balcão de Agronegócios para os produtores da região. “Esta é a minha primeira entrega para o Balcão de Agronegócios e estou muito satisfeito. Antes, eu vendia meu produto por preços muito baixos aos atravessadores, que pagavam quanto queriam. Agora, com a ajuda do programa, tanto eu quanto outros agricultores conseguimos preços justos e não temos mais perdas de produção”, disse José.
O Balcão de Agronegócios, conduzido pela ADS, visa facilitar as negociações entre produtores rurais e grandes redes de supermercados, eliminando a figura do atravessador. O programa assegura preços justos e a oferta de produtos de alta qualidade.
Foto: Divulgação / ADS